Uso seguro da internet por crianças

Esse é um tema que não me cansa jamais, o uso seguro da internet por crianças.

Embora ainda precise, pessoalmente, rever algumas estratégias de uso da internet com as crianças, fico sempre atenta aos conteúdos e estou sempre de olho no que eles estão fazendo/usando.

uso seguro da internet pelas crianças

Foto: picjumbo.com

Envolvimento dos pais no uso da internet por crianças e adolescentes potencializa construção de conhecimento, contribui para garantir segurança e melhora o convívio familiar

De acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), realizada entre 2014 e 2015, 81% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam a internet praticamente todos os dias. Os dados revelam o desafio dos pais na educação dos filhos multiconectados. Para ajudá-los a enfrentar essa nova realidade, o portal Dialogando orienta sobre o mundo digital, tanto explorando as oportunidades de ampliar o conhecimento dos jovens como os meios de evitar riscos e ter uma presença on-line segura e produtiva.

O site, que conta com a parceria da ONG SaferNet, oferece orientações para o uso seguro e construtivo da internet e dicas de especialistas renomados, como a educadora Cris Poli. Ela orienta os pais a limitar o tempo de uso da internet por idade e diversificar as atividades de lazer com as crianças e adolescentes. “É importante criar com as crianças momentos de interação. Se isso é estabelecido desde a primeira infância, fica mais fácil saber o que está acontecendo com eles no futuro”, revela a educadora.

Joguei seu nome no Google e….

Os criadores do portal acreditam no poder da informação para melhorar o convívio familiar e alerta os pais a redobrar a atenção em seus filhos quando estão conectados. “Os pais devem participar ativamente do processo e procurar saber quais são os conteúdos acessados pelas crianças, demonstrar interesse e interagir com elas”, afirma a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da empresa, Heloísa Genish idealizadora do portal.

Crianças e segurança digital

A coordenadora da área psicossocial da SaferNet, Juliana Cunha, também defende o papel dos pais como referência para toda e qualquer dúvida das crianças. “Não podemos confundir capacidade técnica com maturidade e discernimento. As crianças aprendem sozinhas sobre a tecnologia, mas agir com ética, responsabilidade, segurança e cidadania depende da orientação dos pais e do apoio dos educadores”, afirma.  Sobre o tempo de uso, a indicação é que quanto menor for a criança, menor deve ser o tempo dedicado ao uso de dispositivos eletrônicos.

E agora, vamos às dicas práticas:

uso seguro da internet

Espero que gostem e apliquem as dicas e, mais ainda, que fique atentos aos seus filhos!

beijos
Lele

Tags: ,

16 comentários em "Uso seguro da internet por crianças"

  1. Aqui filho utiliza para jogar, assistir vídeos, desenhos mais também prezamos muito as brincadeiras, tempo sem estar conectados, e quando ele está utilizando sempre fico de olho.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    1. É isso aí Mi!
      Equilibrio é a chave!
      beijos
      Lele

  2. Gabis Miranda disse:

    Por aqui é cronometrado.
    Boas dicas.

    1. Aqui é mais livre mas fico de olho para equilibrarmos

  3. Jaqueline disse:

    Aqui ainda não há o contato com a internet, mas quando começar as dicas vão ser muito úteis!

  4. Alê Nunes disse:

    Muito bom, é super importante os pais monitorarem e cuidarem.

  5. melissa disse:

    Excelente!!Fico sempre bem preocupada se estou pegando muito no pé, mas controlo tudinho!

    1. Melhor demais do que de menos… hehe
      bjs

  6. Bárbara disse:

    Ótimo post! Esse é um.assunto muito discutido por toda família. Bjs

  7. Adri disse:

    Adorei o post. Theo não usa a internet sozinho e quando usa está sempre junto do pai (vendo os trailers novos do cinema) ou junto comigo. Acho super importante essas dicas. Em breve vou fazer mais ainda uso delas.

    1. Se a gente ensinar fica mais fácil né?
      O problema é que muitos pais largam a própria sorte.
      Depois conte como tem sido as experiencias do Theo

      beijos
      Le

  8. Aqui não é sempre que deixo a Dri jogar no pc ou tablet, e quando deixo é sob a minha fiscalização e tempo definido.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2021 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana