Assim como no corpo humano, a prevenção é a melhor saída quando se trata de manutenção do carro. Mas é claro que surgem muitas dúvidas sobre quando fazer (regularmente ou quando dá problema), onde fazer (oficina do amigo ou concessionária) e bate aquela insegurança… “será que estão tentando me enganar?”
No último dia 07 estive na Ford, em SBC, com mais 16 blogueiros de lifestyle e os especialistas falaram sobre as manutenções do carro, do sistema de ar condicionado e ainda pudemos visitar 3 áreas da fábrica. UAU! Visita e bom conteúdo!
Para a manutenção, existem 2 opções:
Obviamente a PREVENTIVA é a recomendada…. melhor se programar para parar o carro do que ser pego numa emergência né?
BATERIA
Quem já teve a bateria arriada? Pois saiba que os maiores consumidores dela são:
Alguns carros vem com a luz de manutenção e ela acende quando algo precisa ser revisado. Se for um carro Ford, e seu carro estiver na garantia, você pode recorrer ao Ford Assistance – até para trocar o pneu, se você não souber…
E sabe aquela ideia de ligar o carro correndo (sem esperar os 30 segundos indicados no manual) ou pegar o carro no tranco? Furada! Isso só detona mais o carro…
Motor, direção, transmissão, suspensão e freios fazem parte dos sistemas mecânicos.
A dica geral para esses sistemas é usar uma gasolina de boa qualidade, fluídos idem e estar atento aos sinais que o carro pode dar, como dificuldade de partida, perda de potência, aumento no consumo de combustível ou barulhos/chiados.
É super importante manter o ar condicionado em boas condições pois a partir dele pode haver uma proliferação de odores e bactérias. E ninguém quer crianças doentes porque andou de carro né? hahah
O filtro do ar condicionado deve ser trocado a cada 2 anos ou 20.000 km.
Sabe aquela “higienização do ar condicionado” que algumas empresas vendem? Pois é… não façam! Não serve para NADA! É só um esguicho de ar que “limpa” a poeira grossa do filtro e não tira nada do evaporador, que é a fonte real de odores…
A principal dica é: calibre a cada parada no posto para abastecer (em média, 1x por semana).
Jamais use pneus carecas, faça o balanceamento regularmente e não altere as dimensões do fabricante (isso vale para rodas e pneus).
Depois dessa AULA, não restou dúvida sobre quando fazer a manutenção do carro, e fomos conhecer 3 áreas da fábrica: Body Shop (responsável pela montagem do chassi/base do carro), pintura e montagem final.
Bom, eu AMO visitar fábricas desde a época da faculdade! Acho incrível percorrer a linha e perceber quanta inteligência (e tecnologia) tem por trás do produto até que chegue aos consumidores.
Vejam algumas fotos!!!
Espero que as dicas tenham sido boas e valiosas para vocês. Para mim foram INCRÍVEIS e hoje mesmo (com o frio de 5ºC ao sair às 6h30 de casa) já usei a da partida, já que o carro não pegou de primeira…
beijos e ótima semana
Lele
2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana
Que show essa visita. Tão bom quando gera conteúdo assim relevante. Parabéns!
Aqui fazemos a cada seis meses porque andamos muito e precisamos da segurança em dirigir um carro que está com tudo em ordem, pois temos duas crianças.
Adorei as dicas
Adorei o post e as dicas ótimas. Confesso que sou péssima em relação à entender todas essas revisões. Eu super confio no “Zé Bahia” que sempre olha tudo na concessionária quando eu faço. A revisão
Prezo muito pela segurança da minha família, por isso a revisão esta sempre em dia. Bjs
Muito bacana o post, confesso que não entendo nada dessa parte, deixo tudo pro marido!
Por aqui prezo muito a segurança da minha família, por isso as revisões estão sempre em dia.
Adorei o post, esse é um assunto do qual não domino! Valeu pelas dicas, serão uteis!