Diferente da educação infantil, onde a lição de casa era semanal às sexta-feiras, agora a Isabela tem lição de casa quase todos os dias e é preciso ficar atento pois algumas são de um dia para o outro e outras precisam ser mais elaboradas. Por isso, depois de um mês dessa nova rotina, reuni 5 dicas para a lição de casa. Bora facilitar esse momento e criar uma boa rotina? Vamos ver?
1. Tenha uma rotina
Palavra-chave na criação dos filhos, a rotina não deixaria de ser importante também na lição de casa. Defina um horário certo para fazê-la. Aqui em casa fazemos à noite, antes do jantar.
2. Local apropriado
Não precisa ser uma escrivaninha, mas um lugar onde haja espaço, iluminação e conforto para a realização da tarefa é muito importante.
3. Incentive o raciocínio
Ajude seu filho mas não dê a resposta. Ajude-o a pensar sobre a solução do problema.
Outro dia a Isa tinha uma lição sobre o lado esquerdo e direito e a ajudamos a identificar os lados com ela na mesma posição do menino do desenho. Foi divertido e ela aprendeu mais fácil.
4. Valorize o aprendizado
O aprendizado é progressivo e, para os pais, muitas vezes as lições são simples. Mas para a criança cada item é um elemento importante na construção do seu conhecimento então, valorize cada descoberta nova, cada novo aprendizado.
5. Reforce os conteúdos
Se o seu filho está aprendendo a somar, incentive isso no dia-a-dia. Assim como a lição de casa é um complemento para a formação do conhecimento, o estímulo repetido em tarefas cotidianas também. Vale a pena ensinar pela interação e vivência.
Espero que gostem das dicas e, se tiverem outras, deixem nos comentários!
Beijos
Lele
2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana