5 dicas para respeitar as necessidades do corpo

Que a gente vive em tempos de “terrorismo nutricional” já sabemos né? Mas a gente pode mudar isso e aprender a escutar as necessidades do corpo, as suas vontades e seus limites é que é uma nova abordagem.

Lembram do livro da Sophie?

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Queremos viver bem e saudáveis e por isso hoje trago 5 dicas da nutricionista Lara Natacci  sobre alimentar-se de forma balanceada que, como sabemos, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma dieta equilibrada é uma das principais formas de respeitar as necessidades do corpo.

Muitos acreditam que comer a mesma refeição todos os dias é o suficiente para o organismo receber tudo o que precisa, mas cada nutriente exerce um papel específico e precisa ser ingerido frequentemente. “Nossos órgãos utilizam todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras para funcionar corretamente e não é possível encontrar todo esse conjunto em apenas um tipo de alimento”, explica Lara Natacci, nutricionista do DietNet.

O dia-a-dia corrido pode complicar o preparo de alimentos diferentes, mas com pequenas atitudes práticas e fáceis já podemos oferecer ao corpo todos os nutrientes essenciais.

Aqui estão as dicas!!

Hidratação
A água é melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia, porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.

Respeite suas vontades
Quando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

Não restrinja nada por conta própria
Este hábito pode influenciar a oferta de nutrientes e deixar a alimentação desequilibrada. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos, então, ao invés de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e orientação de um nutricionista são fundamentais!

Não pule refeições
Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada 3h.

Variar a alimentação
Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Dentre estas ultimas, deve-se dar preferência para às de alta qualidade, como a presente na soja, por exemplo. Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.

dicas-limites-corpo

Que tal?

Ficou um pouquinho mais fácil agora né?

Bora começar a semana com tudo isso em mente!

beijos
Lele

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18 comentários em "5 dicas para respeitar as necessidades do corpo"

  1. Gabis Miranda disse:

    Eu preciso melhorar em: não pular nenhuma refeição e variar a alimentação. Esse ano coloquei a meta de hidratação e estou indo bem. :)

    1. Eu ando bem relapsa com a variedade mas ate que faço o restante direitinho…
      heheh

      bjs

  2. Adri disse:

    Estou totalmente fora de está comendo direito,
    estou me alimentando mal e totalmente fora do horário.
    ótimas dicas
    bjs

    1. Sempre é tempo de rever os hábitos Adri!
      bjao

  3. Ana Claudia disse:

    Acho este um assunto super importante para todo mundo. Cuidar da alimentação desde cedo é essencial para uma vida saudável. Aqui em casa costumo sempre oferecer alimentos variados e o Gui sempre prova novos alimentos. Dá trabalho mas o resultado é sempre muito positivo.

    1. Tem que variar e não podemos ceder às pressoes deles…
      adultos com alimentação seletiva é o que há de pior.. heheh
      bjs

  4. Alê Nunes disse:

    Ótimas dicas, não adianta fazer a dieta completamente restritivo, tem que cuidar da saúde.
    bj,
    Alê

    1. Verdade!
      E a dieta restritiva deixa a gente de saco cheio da dieta mais rápido ne?
      bjs

  5. Putz amiga, tenho sofrido pra me alimentar bem com filho pequeno… Almoço correndo, não tenho tempo de fazer meu lanche e deixo de comer fruta pra não acabar com o lanchinho da Manu!!! Juro que vou tentar depois desse alerta :)

  6. Tatiane disse:

    Adorei o post, sou péssima nessa parte estou tentando me reeducar, faço coisas saudáveis para bebê e eu acabo indo pro errado! Tô tentando mudar.

    1. Na fase de papinhas fica mais fácil… e depois, no meu caso, cozinhando para os 4 melhorou a qualidade da comida pq todo mundo come a mesma coisa.

      beijos

  7. melissa disse:

    Eu preciso aprender a não pular refeições e comer a cada três horas!!

    1. Meu problema tem sido os lanches… to sempre tentada a cair numa besteira… hehe
      bjs

  8. Genis disse:

    Ai Lele, o mais difícil pra mim é não pular alguma refeição, principalmente durante a tarde. Mas, já melhorei muito!
    Bjão.

    1. Pois é Genis
      a tarde tem sido meu problema e aí eu quero compensar a noite… heheh
      bjs

  9. Aline Patrícia disse:

    Amei as dicas, vou começar a seguir essas 5 dicas! Eu não estou conseguindo organizar nossa alimentação da forma correta, vai ser muito util!!

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