A Copa ensina

Acabaram as chances do Brasil ser hexa na Copa do Mundo em casa… E, discussões inflamadas a parte, como mãe tiro do evento todo muitas lições para mim e para transmitir aos meus filhos. Acho que a Copa ensina muitas coisas!

20140709-164612.jpg

É claro que eu queria que o Brasil tivesse ganho a Copa ou, até o momento, passado para a final no próximo domingo. Mas não ganhamos e foi sim uma tristeza. A paixão pelo esporte, independente do time, sempre nos dá oportunidade para vibrar, torcer, conhecer mais sobre aquele esporte. E eu adoro!

Meus filhos ainda não pequenos e a Isa, que tem 6 anos, não é tão fã de futebol, mas curtiu a farra. Ontem, durante o jogo, ela perguntava se o Brasil não ia fazer um gol e eu dizia: estão tentando (!), embora após os 2 primeiros gols da Alemanha parecesse que não tinha time em campo.

E está aí a questão, faltou time!
O Brasil já foi o país do futebol, inspirador, incrível, encantador… Mas não se profissionalizou. Não tanto quanto os demais países.

Veja o exemplo da Holanda, no jogo das 4as de final. O técnico super estrategista que poupou uma substituição prevendo a chegada nos pênaltis e trocou o goleiro e ganhou o jogo. Isso é profissionalismo, conhecer o time e as qualidades de cada um.

Aos meus filhos preciso ensinar que, perdemos o jogo, podemos ficar na terceira colocação, mas precisamos ser um time, precisamos saber o que queremos e identificar como podemos chegar lá!

A vida é assim, pra tudo!
Amo meu país, estou triste, mas não me iludi desde a preparação: não tínhamos time para ser campeões, embora tenha sido muito boa a farra com os amigos e com a família!

Até 2018!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana