A maternidade e a diversidade

Nasce um bebê e nasce uma mãe cheia de dúvidas. Não é mesmo? Todas as certezas que temos caem por terra ao som do primeiro chorinho do bebê, ainda na sala de parto.

Inevitavelmente a gente sai à caça de referências e informações sobre o desenvolvimento do bebê, sobre os grandes marcos da primeira infância e acaba comparando esse novo ser com um primo/vizinho/amiguinho ou até com o irmão mais velho, se tiver.

A gente é doida para normatizar, adequar e encontrar padrões em tudo. Por que seria diferente com a maternidade e com nossos filhos?

O evento – Diversidade

Foi justamente para desconstruir isso – e aprender mais sobre diversidade, que fui convidada, junto com outras queridas da MammaMedia (Renata e Kiki – For Mães, Kika e Fefa – Promovidas a mãe, Milene – Diiirce, Rubia Barrichelli e Mari Belém – Mamãe de Primeira Viagem), a participar do evento de JOHNSON’S® com a campanha de Dia das Mães.

Com um papo delicioso mediado pela Mari, tivemos ainda a presença de Ticiane Pinheiro – mãe da Rafaela de 7 anos, Adriana Alves Anquier – mãe da Olivia de apenas 4 meses, a pediatra Dra. Sabrina Borini Battistella, a editora da Panda Books, Tatiana Lufas – que trouxe livros incríveis sobre o tema, Fabiana mãe da Raíssa e do Benjamin e Regina mãe do Lucca, a estrela do comercial desse ano.

A campanha

A campanha de JOHNSON’S® desse ano traz Lucca como #BebêJohnsons. Ele é um bebê lindo, risonho, simpático e cheio de dobrinhas. Ele é um bebê com síndrome de Down.

diversidade

O vídeo começou a ser veiculado na véspera e já cheguei ao evento emocionada porque, se era para falar de diversidade, a gente já tinha bons motivos para se sentir feliz estando lá. Mas, foi ainda mais especial.

Não só pela presença do pequeno Lucca, mas pela fala tranquila da sua mãe Regina. Pelos exemplos de diversidade trazidos à conversa: desde a diferença básica entre irmãos (porque sim, cada criança é de um jeito), até a diversidade das mães – e das configurações familiares, das suas realidades e formas de viver e conduzir a maternagem.

O senso comum

Uma criança especial pode ser um agregador na escola, como bem pontuou a Kika. Pode também ser o elo de proteção entre os irmãos, como contou Fabiana, ou ainda ser aquele companheiro de futebol, como nos trouxe a Regina, sobre a expectativa do irmão mais velho quando soube que o bebê era Down.

Ter um bebê como Lucca na campanha de JOHNSON’S® é um marco histórico. Vivemos num mundo plural, cheio de diversidade e precisamos ver isso representado em campanhas como esta.

A diversidade das mães da MammaMedia e a querida Fabiana que nos emocionou!

A diversidade ensina, agrega e transforma. E queremos, certamente, que nossos filhos estejam preparados para viver a diversidade, aprender com ela e se tornarem seres humanos do bem.

Independente da condição da criança – física, motora, emocional, da família e das escolhas da criação, o amor é o principal elo de ligação entre mãe e filho, entre os membros da família.

Toda criança precisa de AMOR!

E esse amor a gente descobre (e desenvolve) com a convivência, com o aprendizado diário, com a maturidade dessa relação – seja você mãe de primeira, segunda ou terceira viagem. Todo bebê é uma descoberta para sua mãe.

E a diversidade e as descobertas acontecem desde o nascimento.

Feliz dia das mães para toda mãe que tem um #BebêJohnsons em casa!

beijos
Lele

publieditorial

Tags: , , ,

4 comentários em "A maternidade e a diversidade"

  1. Promovida a Mãe disse:

    Que texto lindo!!! Parabéns Lelê! Seria maravilhoso que todos tivessem acesso a esse tipo de informação! Com certeza o mundo teria menos preconceito e mais amor!!!!

    1. Verdade mesmo!!!
      E eu fiquei muito feliz por estar com vcs nesse dia.
      bjs
      Lele

  2. renata costa disse:

    Amei o texto!!!!! <3
    arrasou!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana