Crianças não páram quietas (e nem queremos né?) e com isso os acidentes com crianças, pequenos ou grandes, são inevitáveis. Um joelho ralado, uma queda, um arranhão… enquanto eles estão nesse nível superficial fazendo parte da infância e viram histórias que serão contadas em rodas de amigos e de pai/mãe para filho.
Mas, muitas vezes os acidentes são maiores e aí podem trazer consequências para uma vida inteira. O que fazer então? PREVENIR!!
Vídeo e Game sobre Segurança no Dia-a-Dia – Dumb Ways To Die |
Temos a sensação que estamos cuidando dos filhos enquanto eles estão no parquinho do prédio, por exemplo, pelo simples fato de estarmos lá. Mas a presença não garante segurança. Se estamos distraídos no celular (conversando, trocando mensagens ou jogando) temos que concordar que não estamos cuidando dos filhos.
Se o uso do celular é proibido ao volante porque nos distrai, ao cuidar de um filho vale o mesmo princípio. Porque, além da presença, precisamos dar segurança ao filho, interagir, brincar. Se for só para ter uma presença adulta vale qualquer presença, correto?
Já comentei sobre o acidente do Otavio que resultou em 6 pontos na testa e uma mãe culpada né? As crianças brincando na sala, eu e o Ota arrumando umas coisas na cozinha e pronto: um escorregão e uma tremenda correria!!
Então, aqui estão as dicas de prevenção de acidentes com crianças:
1. Supervisão: criança precisa de supervisão, sempre. Conforme vão crescendo, ganham autonomia e talvez não precisem mais de alguém 100% do tempo junto, mas vale delimitar os brinquedos e componentes da brincadeira.
2. Lugares proibidos: defina onde as podem e, principalmente, onde não podem brincar. Aqui em casa a lavanderia e a cozinha são locais proibidos. Embora eles adorem me ajudar a cozinhar nada de chegar perto do fogão ou ficar do meu lado enquanto estou por ali. Tomadas tampadas, escadas com portãozinho, regras claras são a melhor forma de prevenção.
3. Mantenha produtos nocivos fora do alcance: produtos de limpeza, remédios, facas e similares devem ser mantidos em locais altos e de difícil acesso para os pequenos.
4. Afogamentos: esvazie baldes, tanques, piscinas, banheiras sempre, logo após o uso.
5. Atenção quadruplicada: esteja atento ao seu filho, na rua, em casa, no parque, no clube, no shopping, em ambientes cheios de gente etc. Crianças são ágeis e somem, podem ser levadas ou se machucam num piscar de olhos.
E, para finalizar, há um tempo vi esse vídeo/game que fala de “Formas idiotas de morrer” e é bem isso.. são coisas simples, bobas até, mas que passam desapercebidas no dia-a-dia:
2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana