Aplicativo ajuda pessoas com TDAH

A tecnologia, quando bem utilizada, auxilia muito as pessoas em todos os níveis – social, físico, emocional e financeiro. Todo excesso faz mal, mas se as pessoas usam os smartphones para tudo na vida, por que não usar para o auxílio no tratamento de uma doença?

TDAH

Pensando nisso surgiu o Life Coach, App que auxilia as pessoas com TDAH. A maioria das pessoas acha que TDAH só acomete as crianças.

O TDAH é um dos transtornos neurológicos do comportamento comuns da infância, e afeta de 8 a 12% das crianças no mundo, sendo o motivo mais frequente de consulta nos serviços de saúde mental envolvendo esses pacientes1,2. Estudos têm destacado uma taxa de prevalência de 2-5% da população adulta3-5.

TDAH

A doença deve ser diagnosticada por médicos habilitados e tratada com o apoio de uma equipe multidisciplinar – psicólogos, fonoaudiólogos, educadores e outros profissionais. O acompanhamento médico adequado e tratamento correto trazem grande melhoria na qualidade de vida não apenas dos pacientes, mas também de seus familiares. Por ser uma doença que envolve as dimensões fisiológica, psicológica e social, em adultos e crianças, o desenvolvimento de estratégias e habilidades multidisciplinares é essencial para garantir a continuidade e o sucesso do tratamento.

Mais sobre Déficit de Atenção e Hiperatividade

O app é uma ferramenta desenvolvida na Suécia por psiquiatras especializados em TDAH e que funciona como suporte cotidiano para o acompanhamento do tratamento, auxiliando médico e paciente a administrar da melhor forma a doença.

Com o aplicativo, é possível que o próprio paciente registre objetivos a serem alcançados em seu dia a dia, como a realização de simples atividades pessoais: pagar as contas, arrumar o quarto, ter horário para estudar etc. A ideia é que pontos sensíveis para quem tem TDAH sejam trabalhados e que uma rotina seja estabelecida, já que essa pode ser uma das dificuldades causadas pela doença, assim como  hiperatividade e desatenção.

As metas, alcançadas ou não, são registradas pelo paciente em um diário, no próprio aplicativo, e enviadas ao médico, que poderá analisá-las na próxima consulta. Com base nos objetivos alcançados, novos temas podem ser propostos, de acordo com a evolução desse paciente. O processo, que se assemelha a um coaching, contribui para que quem tem TDAH melhor desenvolva disciplina e se mantenha focado nas habilidades sugeridas, e facilite o acompanhamento, e, consequentemente, o tratamento da doença.

O app pode ser usado por todos os perfis de pacientes com TDAH (adultos, jovens e crianças), e, no caso de crianças, os pais – ou cuidadores – podem ser os responsáveis pela utilização do Life Coach, que já está disponível para download gratuito na Apple Store (IOS) e Google Play (Android).

Utilizar a tecnologia como recurso para viver melhor! Eu apóio essa ideia!

beijos

Lele

Referências

  1. Biederman, j.; faraone, S.V. Attention-deficit hyperactivity disorder. Lancet. 2005 Jul 16-22;366 9481):237-48.
  2. Soutullo- Esperón, c.; Diez-Suárez, A. Manual de diagnóstico y tratamento del TDAH. Madrid: Médica Panamericana,2007, 176p.
  3. Lara C, Fayyad J, de Graaf R, et al. Childhood predictors of adult attention-deficit/hyperactivity disorder: results from the World Health Organization World Mental Health Survey Initiative. Biol Psychiatry. 2009;65:46–54
  4. Lie N. Follow-ups of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Review of literature. Acta Psychiatr Scand Suppl. 1992;368:1–40
  5. http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-registra-aumento-de-775-no-consumo-de-ritalina-em-dez-anos,1541952

Tags: , ,

5 comentários em "Aplicativo ajuda pessoas com TDAH"

  1. Patricia disse:

    Não tem versão para Windows Phone?

    1. Oi Patricia
      por enquanto tem para Android e IOS
      bjs

    2. Paloma disse:

      Ia fazer a mesma pergunta, chateação :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2023 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana