Aprendendo com a Copa do Mundo

Copa do Mundo é, sem dúvida, o assunto entre todos! Brasil avançou para as 8as de final, a criançada começou a se envolver e criar suas próprias lembranças e por aqui já demos um cardápio de comidinhas e uma festa linda com o tema. (além disso tudo a cidade está uma bagunça e a semana passada quase não trabalhamos… mero detalhe)

Mas, como mãe, encontro sempre uma oportunidade para ensinar algo para os meus filhos. Seja para entender o que é o evento, ou mais sobre os países, cultura, futebol… Então, resolvi reunir alguns pontos sobre isso. O que meus filhos estão aprendendo com a Copa do Mundo?

isa-otavio-copa-2014

Isa e Tato a caminho de um dos jogos

Tudo começou com o Álbum da Copa! Além das crianças (eu diria até que MAIS do que as crianças) muitos adultos se envolveram nessa coleção. Seja pelas memórias da infância ou pelo prazer de colecionar ou competir – quem completa o álbum mais rápido, fazer o Álbum da Copa traz uma série de aprendizados.

O Marcelo, marido da Dani, uma grande amiga minha de infância, incentivou bastante a coleção dos seus filhos, os lindos Matheus e Pedro. E fez uma listinha dos benefícios dessa brincadeira:

pedro-e-matheus

Pedro e Matheus, esses lindos!!

  • Aprendizado enquanto brinca: números, ordenação, concentração;
  • Socialização quando trocamos figurinhas com outras pessoas (essa não tem preço);
  • Perseverança e persistência para completar o álbum;
  • Paciência para aguardar o fim de semana e poder trocar/colecionar;
  • Consciência/noção de valores e aprendizado em como mexer com dinheiro;
  • A satisfação de completar o álbum e alcançar um objetivo;
  • Memória afetiva- nossos filhos nunca esquecerão desses momentos com a gente, e provavelmente irão compartilhar os álbuns completos com os filhos deles e assim por diante.

Adorei! Não é mesmo verdade?

otavio-copa-2014

Tato moleque!!

Além desse aprendizado, que já é multidisciplinar, as questões culturais e geográficas estão muito presentes. Isabela sempre quer saber onde é o país, que língua falam, porque o uniforme de amarelo, laranja ou vermelho enfim, uma aula mesmo. Claro que nem sempre a mamãe aqui sabe tudo e aí eu recorro ao santo Google. E mostro para ela como fazer uma pesquisa, como comparar informações.

E essa curiosidade dela foi reforçada por uma atividade do acompanhamento escolar que sugeriu a pesquisa sobre a Holanda. E agora, a todo momento, quando falo algo relacionado ela diz: igual a Holanda mamãe? hehe Não é demais de fofa??

familia-copa-2014-2familia-copa-2014-3

Mas, sem dúvida, o maior aprendizado da Copa do Mundo é a socialização e o respeito. Assistimos cada jogo num local, com torcidas variadas e grupos diferentes. Em cada um dos lugares a gente pode exercitar nossa torcida de uma forma. Quando haviam mais crianças eles brincaram mais do que assistiram, mas vibraram mais também com os gols.

familia-copa-2014

E os dias vão passando e a gente torce para que esses aprendizados perdurem.

beijos e bons jogos,

Lele

Tags: ,

Um comentário em "Aprendendo com a Copa do Mundo"

  1. É verdade, procuro sempre ensinar algo também aos meus filhos, é muito importante além de tudo, demonstrar carinho pelo nosso país, mesmo com todos os problemas, não desistir dos nossos objetivos e ter esperanças de um mundo melhor. bjokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana