Blog de sucesso: 10 dicas práticas para quem está começando

blog materno blog de sucesso

Semana passada rolou um Hangout no Mamatraca com o tema: Nasce uma mãe, nasce uma blogueira. Eu fui convidada pela Pri Perlatti a dar dicas práticas para quem está começando ou quer fazer um blog. O papo foi muito legal (apesar das conexões trolladoras) e resolvi postar por aqui a lista que falei durante a entrevista. Vamos lá?

10 dicas práticas para quem está começando um blog

1. Nome do blog A escolha do nome é algo importantíssimo: precisa ser original e estar disponível no maior número de plataformas possível. Como temos ferramentas gratuitas e diversos ambientes de publicação de conteúdo (twitter, G+, facebook, youtube etc) sugiro que seja feita uma pesquisa detalhada. Caso tenha um dinheirinho sobrando, compre os domínios .com e .com.br.

2. Layout Se você tem alguma habilidade com layout fica fácil personalizar. Não precisa ser um layout completo, mas pelo menos o topo bacana e uma paleta de cores coerente já reforçam a sua identidade. Existem várias blogueiras que também produzem layouts (eu inclusive) e podem fazer essa consultoria.

3. Nicho Todo blogueiro deve escolher nicho, isso faz com que você seja naturalmente encontrado. Dentro da maternidade existem nichos possíveis e riquíssimos em conteúdo. Explore isso! Caso ache muito difícil definir um nicho, vamos para o próximo item…

4. Pauta Defna pautas e periodicidade de postagem. Não precisa postar todos os dias mas, se você diz que toda segunda tem um post de dicas de produtos, por exemplo, faça-o sempre. Você cativa um público que irá te visitar espontaneamente.

5. SEO Não precisa ser expert mas precisa conhecer um pouco de SEO – Search engine optimization. Saber quais palavras-chaves são melhores, como usá-las pelo texto, como fazer uma descrição do seu post por exemplo, são regrinhas básicas. E tem MUITO material gratuito pela internet. Vale a pena “perder” umas horinhas para ganhar uns visitantes.

6. Imagens Use imagens e dê a fonte. Aliás, caso um post de outro blogueiro te inspire: dê a fonte. Sempre! Você pode usar a imagem do Pinterest ou do We Heart It, mas o ideal é procurar a fonte de primeira mão e linkar para ela. Existem bancos de imagens gratuitos ou ainda os Creative Commons. Eu gosto muito do Shutterstock. Ele não é free mas tem planos bem acessíveis. Outra dica: tire fotos aleatórias… uma paisagem, uma textura bonita, flores, enfim, use a criatividade para ilustrar seus posts.

7. Parcerias Faça parcerias tanto de conteúdo quanto de indicações e com marcas. Ser colunista num blog legal pode ser bom pra você, gerar mais visitação e seguidores. O blogroll também é algo bem legal, cria uma vizinhança relevante entre os blogs e ela é reconhecida pelo Google (olha aí o SEO de novo). E marcas legais, nas quais você confia também podem ser boas parceiras.

8. Escreva muito, publique pouco Exercite seu poder se edição. Às vezes o post melhora quando retomamos seu conteúdo depois de 2 ou 3 dias. Tem idéias que parecem excelentes num primeiro momento mas que ao reler você percebe que não ficou tão bom assim. Não se apegue ao texto. Lixeira nele!

9. Não se venda Esse é um tópico polêmico mas vou ser sucinta: não se venda por pouco ou por quase nada. Ganhar brinde é legal mas fazer um post inteiro por causa de um brinde não é legal. Isso não significa que você não possa falar de produtos. Você pode sim, mas deixe claro quando é publipost ou material espontâneo.

10. Gentileza Uma das coisas mais legais na blogosfera de 10 anos atrás (ou mais) era a gentileza: troca de comentários, troca de links no blogroll, indicações. Isso acabou se perdendo ao longo do tempo e é uma pena. Mas, exercite a gentileza! Ela vai te render visitas e leitores fiéis. Espero que gostem e façam uso da listinha! Se quiserem saber algo mais é só deixar nos comentários ok? Para quem quer ver o Hangout, ele ficou em duas partes: Parte 1 Parte 2

Tags: , ,

6 comentários em "Blog de sucesso: 10 dicas práticas para quem está começando"

  1. Gabis Miranda disse:

    Adorei as dicas! Quero por em prática o blogroll no meu. :)

    1. Eu adoro ter o blogroll Gabis
      acho além de gentil, uma forma legal de ler sempre os seus preferidos. Eu faço isso diariamente, entro aqui e vejo quem atualizou e vou la ler… uma delícia!
      beijo enorme

  2. Graciele disse:

    Adorei suas dicas, estou reformulando o meu blog e vc me ajudou muito… concordo c vc sobre a gentileza que havia, era tao espontâneo e criava laços maravilhosos, ate hj ainda tenho amigos virtuais q se tornaram reais.. Infelizmente com a monetização isso se perdeu. bjs

    maedesegundaviagem.com

    1. Eu fiz boas amigas e ainda faço, mas tb acho que a profissionalização dos blogs criou uma barreira maior… parece que esta todo mundo competindo…
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana