Ciúmes entre irmãos

Já falei aqui no blog sobre o amor de irmãos, mas hoje vou falar sobre o outro lado da moeda, os ciúmes entre irmãos.

Quando eu engravidei do Otavio, uma das maiores preocupações que eu tinha era como seria a reação da Isa quando visse que ela não seria mais a filha única e teria que dividir as atenções com o irmão.

Fiz planos, li muito sobre o assunto, sobre estratégias para minimizar os ciúmes e, não sei se por isso ou por sorte, foi tudo muito mais tranquilo do que eu esperava. Ficou claro para mim que a Isa entendeu que o seu espaço já estava demarcado e que um bebê que só mamava e dormia não podia ser grande ameaça.

Passada a fase RN é que o ciúmes dela começou a aparecer mais porque quando um bebê começa a fazer gracinhas, a interagir mais, a falar, imitar os bichos, formar frases, etc ele fica muito mais interessante e as pessoas ficam encantadas por esse serzinho ne?

Acontece que, ultimamente, Otavio tem demonstrado muito ciúmes de mim com airmã. Não são raros, muito pelo contrário, os momentos em que estou com a Isa brincando, fazendo lição ou alguma outra coisa, só nós duas e, nesses momentos, Otavio fica muito, muito bravo. Tenta acabar com a brincadeira, tenta chamar a minha atenção de todas as formas.

Nas primeiras vezes eu ficava brava mas logo entendi que ele estava com ciúmes. Que ele queria compartilhar com a gente aquele momento. E assim tenho tentado fazer. Mesmo que seja uma atividade ou brincadeira só minha e da Isa tento incluí-lo no programa para não rolar o tal ciúmes. Tem dias que dá certo, tem dias que não, mas o importante é reforçar que os dois são os protagonistas do meu dia-a-dia!!

É uma missão e tanto dar espaço para os dois, dividir os momentos ou tentar unificar a brincadeira com ambos. O que eu mais quero é mostrar que tem mãe para todo mundo aqui! Não precisa ter ciúmes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana