Como economizar nas férias

As crianças estão em férias e estamos com uma agenda CHEIA de programas para fazer pela rua né? Mas a gente sabe que qualquer saidinha é dinheiro gasto então, hoje eu trago para vocês uma entrevista com o economista e advogado Alessandro Azzoni com dicas incríveis para passar pelas férias, aproveitar os passeios mas não acabar com todo o dinheiro.

A Gabis Bossa Mãe fez um post explicando tudinho sobre férias para quem é CLT.

Nem todos os pais/mães podem tirar férias com os filhos agora em julho e acabam optando por cursos de férias, colônias ou acampamentos. São opções sabidamente caras mas, segundo o economista com o mercado em retração total, muitos pais estão buscando alternativas mais econômicas, trocando o acampamento para ir passar uns dias na casa do amigo.

“Como a crise atinge a todos, o preço é definido pela oferta e demanda. Não feche um pacote sem pesquisar muito você poderá fazer grandes economias.”

Nós sempre divulgamos aqui no blog as atividades gratuitas dos shoppings que podem baratear o passeio. Embora seja uma ótima alternativa, vale a dica do Alessandro de programar o passeio após o almoço, com as crianças já alimentadas. Leve sucos e água de casa, assim conseguirá aproveitar as atrações disponíveis sem grandes gastos.

Com essas economias é possível parar para tomar um sorvete ou comprar balas e pipoca para cinema, por exemplo. Uma sugestão para economizar com o estacionamento do shopping é dividir o passeio com mais uma família de amigos ou, se possível, ir de transporte público que pode acabar sendo até uma parte do passeio.

As férias duram 31 dias, haja dinheiro e criatividade para passeios e entretenimento por todos esses dias. Mas, segundo Azzoni, se optarem por viajar fechem pacotes de viagem com tudo incluso e aí não há surpresa na hora do check-out.

Em geral os hotéis estão dando bons descontos ou até isenção para crianças até 10 ou 12 anos.

Alessandro Azzoni simulou passeios para diferentes configurações familiares! Vamos ver?

Se fossemos planilhar um orçamento de férias, para uma família de 3 pessoas sendo dois adultos e 1 criança, poderia ter mais opções, como ida ao cinema, parques etc… pois o custo com atividades do menor teria peso 1 o que diferencia dos casos de famílias com 4 sendo dois adultos e 2 crianças o custo de atividades dos menores teria peso 2, o dobro da família anterior. Por isso, neste caso, o planejamento deve ser melhor, um ida no cinema mais alimentação pode pesar e reduzir as saídas. Evite alguns excessos! Nas famílias com 5 pessoas, sendo 2 adultos e 3 crianças, o pesos das despesas de atividades dos menores multiplica-se por 3, com peso 3, isso quer dizer que um cinema de 17 reais a meia entrada:

Família com 3 pessoas: 1 menor 17 reais + 2 adultos 68 reais = 85 reais

Família com 4 pessoas: 2 menores 34 reais + 2 adultos 68 reais = 102 reais

Família com 5 pessoas: 3 menores 51 reais + 2 adultos 68 reais = 119 reais

O planejamento tem que ser feito para que não chegue no final das férias sem dinheiro e com dívidas.

Vale lembrar que existem opções de lazer mesmo dentro de casa! As despesas com luz e água aumentam, mas dá para evitar excessos – lembrando de desligar a televisão e o vídeo game, limitar o uso do computador. “Procure outras alternativas! Vá na casa de um amigo, vá no parque andar de bicicleta, antes de termos todos esses atrativos brincávamos na rua com nossos vizinhos e amigos. Opções existem, vale o incentivo para que seus filhos e amigos descubram outras atividades offline bem divertidas”, completa o advogado.

Para finalizar, trazemos 5 dicas práticas! Um resumão do que falamos até aqui:

  1. Existe muitas opções nas férias, como os SESCs espalhados por todo o país, que proporciona atividade diárias para as criançasem várias faixas etárias.
  2. Ir ao parques onde existam programações de férias. Programa quase CUSTO ZERO.
  3. Dentre as atividades pagas procure os descontos das associações de classe ou clube de serviços de sua empresa ou associada, você pode conseguir alguns descontos e economizar na entrada ou algum adicional.
  4. Viagens ou passeio: procure e pesquise bem pois em momento de crise existem muitas ofertas, não aceite a primeira.
  5. Aproveite e viagem para casa de primos, tio e amigos.O custo é baixo e o lazer garantido.

Adorei as dicas e vocês?

Bora curtir as férias sem sacrificar nem o bolso nem a diversão!

beijos

Lele

Tags: ,

2 comentários em "Como economizar nas férias"

  1. Gabi Miranda disse:

    Muito amor por hotéis que isentam as crianças pequenas. rsrsrs
    Nós optamos ficar por aqui pq terá festa de aniversário. Com essa crise toda não dá pra fazer os dois de uma vez, até pq é bem como você disse, cada saidinha já é um dinheiro que se gasta, viajando então…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana