Como escolher os padrinhos

No último domingo tive o prazer de viver a confirmação da minha sobrinha Ana e agora sou oficialmente sua madrinha de crisma! Me senti honrada, querida, especial!

tumblr_nakghukOW71skkfuxo1_1280

Ana é minha sobrinha mais velha e ter sido escolhida por ela para esse momento foi incrível! Me lembrei muito da minha madrinha de crisma, que eu escolhi por afinidade e amor… Infelizmente ela já não está mais por aqui, mas tenho muita gratidão e boas lembranças pelo tempo em que convivemos.

Sou madrinha também de um menininho danado, de 7 anos, o Eric. Um menino pra lá de especial e que vive numa família abençoada… que ele escolheu! Eric e seus dois irmãos foram adotados por um casal de amigos e a vida dos 5 deu uma reviravolta daquelas. É incrível ver a força que os  filhso nos dão.

Mas afinal, como escolher os padrinhos?

Quando fomos escolher os padrinhos dos nossos filhos, pensamos em vários aspectos… eram os nossos pré-requisitos. Cada família tem uma dinâmica diferente, uma modo diferente de viver essa responsabilidade.

1. Escolha alguém próximo. Ás vezes temos amigos bem próximos num período da vida, mas não tão próximos ao longo dela. Amizades também são sazonais/temporárias… então precisa decidir com cuidado.

2. Valores e ensinamentos. Escolher um casal que tenha os mesmos princípios de educação que vocês é fundamental, até para não criar confusão na cabeça do afilhado/filho.

3. Presença é melhor que presente. Às vezes o padrinho está longe geograficamente, mas um telefonema ou uma mensagem são melhores do que nada…. e se puder estar mais presente, melhor! Claro que os padrinhos adoram encher seus afilhados de mimos e presentinhos, mas estar presente é sempre melhor.

4. Ser exemplo. Assim como os pais, os padrinhos são exemplos para seus afilhados. As condutas, formas de conduzir um problema, de lidar com frustrações ou mesmo com as felicidades e conquistas, são grandes exemplos que os pequenos acabam seguindo.

5. Colocar limites. Vovós são as mamães com açúcar, mas os padrinhos, que em geral tem a idade próxima dos pais, precisam estar atentos aos limites e a educação em geral de seus afilhados. A demonstração dos limites é um dos pontos mais difíceis na educação de um filho e a ajuda dos padrinhos será sempre bem vinda!

indiretanova1

E vocês? Tem afilhados? Como é a relação com eles?

E são madrinhas/padrinhos de alguma criança? Que outra dica tem para manter esse relacionamento saudável?

beijos
Lele

A Diiirce indicou esse post sobre os papéis da madrinha, e eu adorei!

Um comentário em "Como escolher os padrinhos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana