Volta às aulas: Como montar uma lancheira saudável?

A volta às aulas traz uma série de questionamentos para mim, como mãe. Como montar uma lancheira saudável é um deles. Afinal, o que podemos e o que devemos incluir na lancheira para que as crianças se alimentem bem ao longo de todo o dia?

No caso dos meus filhos, eles vão à escola em período intermediário. Chegam para o almoço. Lá o cardápio é montado e revisado por uma nutricionista, mas o lanche é por conta dos pais que recebem uma lista com o que a escolha restringe (balas, chocolates, salgadinhos). Embora seja óbvio, acreditem precisa ser dito.

Foto: Dreamstime

Como montar uma lancheira saudável?

Procuro mandar sempre o trio carboidrato integral, fruta e proteína.
Então, em geral a lancheira tem um pão integral (feito por mim ou comprado – várias padarias tem essa opção na opção grande ou mini), banana, pêra, maçã ou uvas (frutas que estragam menos) e queijo branco ou polenguinho, ou ainda o pão com requeijão.
Em relação aos sucos eu procuro comprar o que tenha a menor combinação de caloria X açúcar X gordura.
Em geral os de SOJA são os melhores nesses quesitos. Mas tenho ficado feliz em ver que as opções tem aumentado.
Sucos naturais também são uma opção a considerar, mas precisa garantir que fiquem bem acondicionados para não estragarem até a hora do lanche.
Consegui tirar da lancheira os petit suisses da vida… foi uma vitória! Porque são cheios de açúcar e calorias vazias. Quando quero mandar um docinho para eles opto pela maçã desidratada ou bananinha (aquela sem açúcar de confeiteiro).
Em ano a Isa vai para a escola com cantina. Ainda não me decidi sobre como será (e se haverá) consumo dela nesse novo ambiente. Vou esperar a primeira reunião da escola para decidir.
Em casa comemos arroz integral, eles gostam, foram habituados. Mas como meu marido é japones às vezes fazemos o arroz branco, mas não é sempre.
Até a macarronada é integral. Eles comem numa boa.
A alimentação saudável deve fazer parte do dia-a-dia das crianças naturalmente. E os pais devem comer os mesmos alimentos porque assim eles entendem que é o natural.

8 comentários em "Volta às aulas: Como montar uma lancheira saudável?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana