Cozinhando comida de verdade

Comer bem, de forma saudável e regrada não é tarefa fácil concordam?

A gente tem um dia-a-dia corrido, puxado de tarefas interligadas e, se não ficarmos atentos, só pensamos no fatídico “o que vamos comer hoje?” quando já é quase a hora do jantar…

Não é de hoje que eu posto receitas aqui no blog e também sempre mostro a preocupação com o que comemos, com a qualidade da comida que consumimos, os ingredientes e etc. Falei há pouco tempo também sobre o livro da Sophie Deram que diz não às dietas restritivas e sim ao prazer de comer com consciência!

Longe de ser xiita ou super radical, acho que o meu paladar foi mudando ao longo do tempo e vejo isso como super positivo para mim e para a família toda. Até o Ota que era super viciado em adoçantes, por exemplo, há um mês mudou radicalmente e está tomando tudo puro. Vitória!! hehe

Cozinhar | Cooked de Michael Pollan

Cooked comida de verdade Michael Pollan

Ano passado eu li o livro Cozinhar do Michael Pollan e foi um divisor de águas para mim. Pollan fala da alimentação e do preparo dos alimentos a partir dos 4 elementos: fogo, água, ar e terra. Do churrasco a fermentação ele nos mostra como os alimentos in natura são vivos e cheios de possibilidades. E ainda deixa ao final do livro as receitas para testarmos.

documentario-livro

E como um conteúdo assim pode (e deve) se multiplicar, Pollan produziu, com o premiado cineasta Alex Gibney,  a série documental Netflix chamada COOKED, que examina a necessidade humana primordial na cozinha e noc convoca ao retorno para a cozinha a fim de recuperar as tradições perdidas e restabelecer o equilíbrio em nossas vidas.

Cooked comida de verdade Michael Pollan

Com entrevistas com cozinheiros, cientistas, sociólogos, indústria e consumidores de diversas partes do mundo, o documentário nos faz, no mínimo, parar para pensar. Além de causar um certo incômodo quando pensamos na cadeia toda de alimentação em que estamos inseridos e como nos encaminhamos para ela.

Ficou com vontade de assistir ao documentário? Veja a sinopse de cada episódio:

Após muitas horas de preparação no fogo correto, eles servem o churrasco

Após muitas horas de preparação no fogo correto, eles servem o churrasco

“Fogo”
Com a ajuda de caçadores aborígenes e um mestre de churrasco pit, Pollan mostra como fogo em forma gastronomia humana, e pesa o dever de os animais que comemos.

Professora de culinária ensina Pollan a fazer o mirepoix perfeito

Professora de culinária ensina Pollan a fazer o mirepoix perfeito

“Água”
Pollan olha para as cozinhas da Índia para uma lição no valor da panela e examina as consequências da ingestão de alimentos altamente processados.

O trigo se transforma durante a preparação prolongada do pão

O trigo se transforma durante a preparação prolongada do pão

“Ar”
Ao visitar laboratórios de alimentos e campos marroquinos, Pollan investiga a ciência da panificação e da natureza do glúten.

A fermentação do queijo e a transformação do sabor

A fermentação do queijo e a transformação do sabor

“Terra”
Descubra como os micróbios ajudar a transformar matérias-primas em iguarias como chocolate e queijo como Pollan aborda o misterioso processo de fermentação.

A série é uma co-produção da Netflix e Jigsaw Productions. Michael Pollan, Alex Gibney, Stacey Offman, Caroline Suh, Lisa Nishimura e Adam Del Deo são os produtores executivos.

Eu amei o livro (apesar de achar longo demais em alguns momentos), mas o documentário deixa tudo mais claro, já que você enxerga as transformações. Eu, por exemplo, fiquei com muita vontade de comer o churrasco feito por ele e detalhado no livro, mas ao ver o video… salivei de vontade! (e nem como carne de porco, veja bem!! heheh)

Eu também testei a receita de pão com fermentação prolongada e confesso que foi uma experiência INCRÍVEL e que vou repetir/aprimorar mais vezes e, claro, dividir os resultados com vocês.

Uma frase para mim é bem emblemática no episódio da ÁGUA:

Você pode comer tudo o que quiser, desde que seja feito por você!

Pensar sobre a alimentação, procurar por comida de verdade e se alimentar bem não é tão difícil quanto parece. Precisa sim de planejamento, como quase tudo na vida ne?

Espero que assistam e me contem o que acharam!

beijos
Lele

22 comentários em "Cozinhando comida de verdade"

  1. Nossa Lele, eu também fui mudando minha alimentação e hoje estou cada vez mais adepta da alimentação mais natural “descasque mais e desembrulhe menos” ou “mais feira e menos mercado”.

    Assisti ao COOKED mas o que transformou minha mente foi o FED UP (Netflix ou Youtube)… assista, depois comente!!

    Bjs

    1. EBA!!! Adoro novas dicas para ampliar o conhecimento. O livro me modificou mais que o documentário, mas foi incrível ver no video tudo acontecendo!!!
      adorei as frases
      bjs

  2. Gabis Miranda disse:

    Lelê, já ouvi falar muito desse livro e Tb de que quem o lê se transforma. Mas agora To vendo alguém de perto. É difícil mudarmos hábitos alimentares, mas com força de vontade dá. E vc é exemplo disso! ;)

    1. Bora entao Gabis!!!!
      beijos
      Le

  3. Lelê, eu amei esse post!
    Confesso que não tinha ouvido falar a respeito do livro, mas vou acompanhar pelo NetFlix e o livro vai para o rol das próximas leituras obrigatórias!
    Beijos

    1. São só 4 episódios! Tenho certeza que vc vai AMAR
      bjs

    2. Bah, assiste e me conta!
      bjs

  4. Adriana disse:

    Eu adorei!!! Não sabia do livro e nem do filme!!!
    Já sei o que assistir…fiquei super curiosa!!!

    1. Você vai adorar!!! Certeza
      bjs

  5. Lelê, amei o post. Amei mesmo. Vou correndo ver a série Cooked no NETFLIX. Muito obrigada pelo post e pelas dicas.
    beijos
    Chris

    1. Obrigada Cris!!!
      Aproveite e compre uma panela de ferro ou de barro… e delicie-se com os alimentos…
      bjao
      Lele

  6. melissa disse:

    Já tinha ouvido falar desse documentário, agora fiquei doida pra ver!! Mudei muito a minha alimentação depois que fui mãe, mas sei que posso melhorar mais ainda!!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs

  7. Tatiana disse:

    Que legal. Eu nunca tinha ouvido falar dessa série e nem do livro. Fiquei curiosa agora… Vou procurar. Bjs

    1. Ve lá e me conta o que achou!
      beijoooos

  8. Tatiane disse:

    Adorei! não conhecia nem o livro nem a série, mas juro que você escreveu de uma forma que me deu muita vontade de assistir, vou correndo no Netflix bj

  9. Patricia disse:

    Lelê,
    O livro dele tb foi um divisor de água pra mim. Tb achei longo em certos momentos, mas é daqueles livros necessários.
    Se você ainda não fez, recomendo fazer o molho de tomate e carne que ele ensina no final do livro. É receita para aquele dia que ficará em casa, pq a receita cozinha lentamente. Mas é o molho de carnes mais delicioso que já comi. O bom da receita dele é que dá uma grande quantidade e a gente não precisa voltar pra cozinha toda semana. Rsrsrs. Mas recomendo. bjs

    1. Nossa, fiquei com vontade só de vc falar!!
      vou fazer!!
      bjs
      Le

  10. Que delícia de post. Eu concordo plenamente e amoooo cozinhar…
    Sempre que preparamos nossa comida, ela é feita com muito amor né..
    bjs,
    Kah

    1. Amor e cuidado com os alimentos!
      Gosto de comer fora mas nada como a nossa comida mesmo!
      bjao

  11. Depois que o Caio nasceu eu simplesmente mudei minha alimentação. Vou procurar esse e o citado nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana