Uma “simples” mudança de escola/nível escolar e toda a rotina precisa ser alterada também quando o assunto são as atividades extra-curriculares!
Ballet, dança, judô, natação, capoeira, futebol, inglês, artes, culinária, kumon UFA! A lista é infinita! As opções hoje em dia vão muito além das aulinhas de inglês do Eduardo (quem lembra?) e cabe a nós, pais, filtrar e escolher o que é melhor para os nossos filhos em cada fase de suas vidas – enquanto ainda pudermos escolher por eles e/ou com eles.
As atividades extra-curriculares são momentos de quebra de rotina, socialização em novos espaços, aprendizado.
Tatinho após o judô indo buscar a irmã na outra escola |
Aqui em casa sempre incentivamos o esporte e escolhemos a natação para ser a atividade em comum. Ambos começaram aos 3 anos e ADORAM piscina, água e afins. Isa, na educação infantil, fazia ballet que era parte da grade curricular. Mas ela não se empolgava muito não… Otavio começou judô ano passado e tem sido um desafio e tanto para a sua concentração, mas com grandes progressos.
Esse ano as propostas mudaram e os cursos extra mudaram de horários, dias e tivemos que readaptar tudo. Negociamos aqui e lá, com as escolas, fono da Isabela (que não é atividade extra mas precisa estar encaixada no nosso dia-a-dia) e entre nós e decidimos que eles continuariam na natação, Tato no judô e Isa na dança, que foi promovida a atividade extra na nova escola.
Resultado? Mudança total na rotina já que dança e judô acontecem após as aulas. Eles ficam mais na escola porque saio uma vez só para buscar os dois, convivem mais com os amigos, o jantar dá uma atrasadinha básica, mas tudo bem: a gente se adequa.
E é isso: não existe regra, nem opção fechada. A única regra aqui é que precisa começar e terminar! Nada de largar o curso no meio do caminho. Assim, eles entendem o processo todo, compreendem que tem um compromisso e responsabilidades e podem escolher melhor da próxima vez.
2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana
4 comentários em "Crianças na escola: Atividades extra-curriculares"