Dança ou não dança?

Nos dois últimos sábados as timelines das redes sociais ficaram infestadas de fotos de festa junina. Uma coisa linda de se ver e admirar… tantos caipirinhas, cowboys e a cultura do nosso país revelada. Mas, o que me chamou mais a atenção foi que vi várias fotos com legendas do tipo: “e ainda dançou!”, “ele(a) dançou”, “ufa! dançou”, “mas não dançou” e por aí vai!

danca-nao-danca-3

E parei para me perguntar: por que tanta ansiedade se a criança dança ou não dança?

Meus filhos já não são pequenininhos mas lembro bem de quando tinham seus 2 ou 3 anos (Otavio tem “apenas” 4), e eles tinham vergonha, ou simplesmente não estavam entendendo porque tinham que dançar. Esse ano foi tudo um pouco diferente pois já nos ensaios Otavio me dizia que ia dançar com a Heloisa – uma graça!!

danca-nao-danca

Conforme eles crescem tudo começa a fazer mais sentido, tanto a dança em si, quanto a alegria de fazer parte de um grupo, de uma festa. Ensaiar, fazer par, compor uma festa. Ano passado Otavio não dançou, assim como não queria se apresentar no judô em outra ocasião escolar e eu? TUDO BEM!

Sério gente! TU-DO BEM! Porque passa… heheh na maioria dos casos essa timidez ou falta de entendimento vai embora assim que eles amadurecem um pouquinho mais.

danca-nao-danca-2

 

Isa é bem tímida com “grandes platéias” mas também me surpreendeu positivamente no último sábado. Além da dança da sala, ainda tinha duas apresentações do grupo de dança e a apresentação com todos os alunos do fundamental I, a chamada APOTEOSE. E não é que ela curtiu muito? Dançou uma graça.

E assim seguimos, sem ansiedade e aprendendo todos os dias (MUITO) com os nossos filhos!

Tags:

2 comentários em "Dança ou não dança?"

  1. bossamae disse:

    Acho que por parte dos pais tem uma ansiedade e expectava muito grande e devemos relaxar mais. Benjamin não tem nada de tímido na família, mas com público rola uma vergonha. Por mim tb esta TUDO BEM se ele não quiser. Acho uma judiação a criança que fica no palco chorando. É expor a criança algo desnecessário. Acho que temos que incentivar porque é algo que faz parte culturalmente das nossas vidas, mas se a criança não quiser, deixa pra lá. :)

    1. Pois é Gabis e tem mais, pode ser fase mesmo e a criança um dia se solta e dança… ou não… e aí devemos entender que é a personalidade da criança. Simples, sem sofrimento… hehe
      beijao
      Le

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana