Dicas de segurança para as crianças no carro

Postei na sexta uma foto da Isa no banco da frente e teve um monte de gente perguntando se ela poderia ir já que só tem 7 anos.

isa-eu

Eu fui lá pesquisar e descobri alguns dados importantes sobre segurança para as crianças no carro. Recebi um material muito bom da Ford em parceria com a ONG Criança Segura que me ajudou a trazer boas informações para vocês.
Vamos às descobertas:

Crianças NUNCA devem ser transportadas no colo (em especial as crianças DE colo). Essa é uma atitude extremamente perigosa porque, no momento de uma colisão, elas podem ser jogadas para fora do carro, atingir outros passageiros ou serem esmagadas por quem tenta retê-las. Testes comprovam que, em uma batida a 40km/h, seria preciso fazer uma força equivalente a 200 kg para segurar um bebê de 5 kg.

– No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o acidente de trânsito é a principal causa de morte na faixa etária de 1 a 14 anos, com cerca de 1,7 mil óbitos por ano e média de 14 mil hospitalizações, sendo que para cada criança que morre, quatro ficam com sequelas permanentes. O Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informa que 260 mil crianças e jovens, até 19 anos, são vítimas fatais de acidentes de trânsito por ano, em todo o mundo, e mais de 90% dessas mortes acontecem nos países em desenvolvimento.

– Uma das medidas obrigatórias e fundamentais à proteção é o uso de cadeirinhas próprias para cada criança, definida de acordo com sua idade e peso. A ONG ressalta que 90% dos acidentes com o público infantil podem ser prevenidos adotando medidas de segurança adequadas e com a escolha e instalação correta dos equipamentos disponíveis no mercado.

  • “Bebê Conforto”: deve ser usado apenas para recém-nascidos com até 13 kg, ou um ano, ou quando a cabeça do bebê estiver próxima do topo da concha. Deve ser sempre instalado de costas para o movimento do veículo;
  • Cadeirinha de Segurança: para crianças de 9 a 18 kg, ou até quatro anos, quando possuírem pleno controle do pescoço e da cabeça. Deve estar de frente para o movimento;
  • Assento de Elevação (booster): para crianças de 15 a 36 kg (4 a 10 anos). Deve ser usado sempre com o cinto de segurança de três pontos;
  • Cinto de segurança: indicado para crianças com no mínimo 1,45 m de altura.

A Isabela se encaixa nesse último item, ao andar no banco da frente. Ela não tem 10 anos, mas tem mais de 1,45m (SIM, ela é grande e puxou a mamãe nisso)!

crianca-banco-da-frente

Minha opinião é que toda lei sobre transporte das crianças deve considerar peso e altura e não apenas a idade. Quem tem filhos grandes ou pequenos deve, acima de tudo, usar o bom senso.

E, para tornar a viagem ou passeio menos tedioso para as crianças, relembre algumas dicas que dei de atividades para fazer no carro!

O blog Os trigêmeos da Michele fez um post bem legal sobre a crianças no carro conforme a lei

Você pode baixar e imprimir a imagem abaixo e distribuir entre os passageiros. Vai ser uma farra essa brincadeira né? Só o motorista não pode participar!! hehe

Bingo para fazer no carro

Para saber mais sobre segurnça e transporte de crianças, consulte a cartilha do DENATRAN.

beijos

Lele

Tags: , ,

6 comentários em "Dicas de segurança para as crianças no carro"

  1. Bom dia, Le! Amei o post! E vou te confessar que não sabia dessa regra do banco da frente! Se eu contar pro Thierry que ele pode ir na frente vai pirar, mas acho que vou deixá-lo atrás mesmo pra não ter briguinha de ciumes. Adorei o bingo da ford, aqui o que mais ouço são as reclamações “olha ele” rs. É engraçado como hoje em dia o tempo que a gente passa no carro vai sendo uma parte da nossa vida e interiração com as crianças, restarão muitas lembranças com certeza! beijo e boa semana!

    1. hehe então não conta mesmo Cy!!
      Espera Matheo poder também!
      Realmente, o tempo no carro é um momento para interagir com eles.
      E rolam altos papos! heheh
      beijo enorme
      Le

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana