Diferença de idade entre os filhos

Quando eu decidi que teria filhos, decidi também uma outra coisa: que a diferença de idade entre eles seria pequena. Uns 2 anos, no máximo.

diferenca-de-idade-02

Decidi isso baseada em evidências (hehe adoro esse termo médico da época em que trabalhava numa editora de publicações desse tipo), e num tanto de ingenuidade, talvez também um outro tanto de egoísmo. Explico!

As evidências vieram da minha relação com minha irmã do meio. Passei anos da minha infância jurando que não éramos gêmeas e outros tantos repetindo como um mantra “temos 1 ano e 4 meses de diferença”, embora muitas vezes eu nem soubesse o que isso significava. Os meus tem 2 anos e 2 meses de diferença de idade.

Além da minha relação com a Lidia, também a vi ter dois filhos num espaço curto, com 2 anos de diferença e eu via como eles eram amigos, companheiros… a gente se espelha né? Eu me espelhei!

Quando eu digo que a decisão também foi por ingenuidade é porque ninguém nunca me disse que seria TÃO exaustivo ter 2 filhos pequenos, dois bebês na verdade, em casa ao mesmo tempo. Hoje, passado esse período, vejo o quanto era doida a nossa rotina, com um trabalho braçal extra e nós dois, pai e mãe, super poderosos, não queríamos ajuda de ninguém.

diferenca-de-idade-01Claro que depois melhora (ou a gente se acostuma) e as evidências aparecem… eles realmente são amigos, brincam juntos, mas também tem seus momentos de stress, ciúmes enfim, coisas de irmãos.

E o egoísmo entra quando pensamos “cria junto, crescem juntos, vão ser amigos” e etc. É um egoísmo sem tamanho ter filhos por esses motivos. Essa é hoje a minha opinião porque olho para a situação com eles já crescidos – mas nem tanto. Na época eu achava prático. Achava que era a melhor opção. Achava que seria uma trabalheira começar tudo de novo depois de 4 ou 5 anos (e isso eu ainda acho).

Mas hoje vejo meus filhos e percebo que faltou colo, faltou um pouco mais de atenção em alguns momentos, mais foco… Bate uma culpazinha(zona) quando eles me pedem colo, quando eles querem mais da mãe. Fico achando que foi por algo que faltou quando eles mais precisavam.

Ta bem, posso estar procurando respostas que talvez nem existam, mas esse é o meu jeito de maternar: me questionar e procurar o melhor para eles. Tem dias que me sinto mãezona, tem dias que me sinto mãezinha… hehe

Vocês me entendem? Alguém mais passa por esses conflitos?

beijos
Lele

Tags: , ,

6 comentários em "Diferença de idade entre os filhos"

  1. kkkk, Lele, esse post poderia ter sido escrito por mim, compartilho muito desse sentimento. Já te contei q minha relação com thierry ficou abalada um bom tempo por causa dessa pouca diferença de idade entre os dois, né rs Eu nao recomendo pra ninguem ter filhos seguidos, mas tb nao abomino, acho q cada caso é um caso. No meu caso eu surtei muito no começo com as regressoes e ciumes, mas com o tempo vai melhorando tudo ne? beijo querida

    1. Pois é Cy! Por isso que eu amo o blog, consigo atingir alguém com os posts…
      Eu tenho pensado muito nisso, no quando a Isa foi privada de colo e me dói e sei que nela dói mais. Por isso que hj em dia ela pede e eu dou. Dou muito colo e quase morro, mas não consigo recusar… heheh
      beijos querida e vamos em frente
      Le

  2. Dani disse:

    Nossa Lele….tão eu….A diferença dos meus é 2a e 4 m. Foi uma surpresa a gravidez do Pedro….eu queria pouca diferença pra justamente serem amigos,mas no começo foi mega difícil. E até hj o Math sofre muito de ciúmes do irmão e sinto nele uma carência de mãe,apesar de serem amigos e companheiros.
    Ser mãe é uma negócio mágico ,amo demais…mas como vc quero achar respostas,penso muito,me sinto mãezona….mãezinha…..mãe babona,mãe brava….e por aí vai……kkkkkkkk
    Amo seu blog amiga.bjo gde

    1. Que delícia ter você por aqui Dani…
      Pois é, acho que a gente pensa demais, mas eu quero ser a melhor mãe do mundo para eles.
      Sei que erro pra caramba, perco a paciência, mas isso sou eu-comigo
      Não quero perder a mão no eu-com eles… hehe entende?
      beijo enorme linda

  3. Vera disse:

    Lele,

    Que delicia de texto !! Aqui, poderia trocar vários dos “seus” pelos “meus” rsrsrs Meus filhos tem 1 ano e 8 meses de diferença e também achei barra no começo, 2 bebês, mas agora é só alegria ….
    E também parei tudo para poder dar colo para os dois. Costumo dizer que quando eles não quiserem mais saber de mim, dai vou “cuidar da minha vida”. Minha profissão: MÃE com muito orgulho !!

    1. Pois é Verinha!
      A gente precisa dar colo, senão eles crescem e parece que perdemos esses momentos…
      Eu tb, sou mae com muito orgulho.
      bjs
      Lele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana