Diferenças entre gripe e resfriado

Segunda de saúde aqui no blog!

Aqui em SP a vacinação da gripe foi antecipada pelo surto de H1N1 e temos mais um longo mês de outono pela frente com o tempo mais seco (apesar de ter chovido bem nos últimos dias) e que requer mais atenção de todos com a saúde.

gripe e resfriado[Widget_Twitter id=”1″]

Principais dúvidas sobre H1N1
H1N1: sintomas e vacinação

É comum ter dúvidas se é gripe ou resfriado, se devemos ou não ir para o PS ou ainda os cuidados que devemos tomar para evitar a transmissão e contágio. Então aproveite as duas listas que podem te ajudar no dia-a-dia:

Diferenças entre gripe e resfriado – 2

  • Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são sinônimos.
  • A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. O resfriado, por sua vez, raramente causa complicações.
  • Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. Enquanto o resfriado não costuma provocar febre (exceto em crianças pequenas), na gripe, a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças.
  • Na gripe, o paciente apresenta-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas permanece mais disposto, apenas incomodado com estes os sintomas.

Pronto, já sabemos as diferenças e agora só precisamos entender como PREVENIR – que é sempre o melhor negócio certo? Bora lá!

Prevenção de gripes e resfriados

A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Quando se mora na mesma casa de alguém infectado, é quase impossível não entrar em contato com o vírus. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:

  • Evitar contato próximo com pessoas contaminadas (pelo menos 2 metros).
  • Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
  • Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.
  • Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
  • Manter hábitos saudáveis, como alimentar-se bem, comer verduras e legumes, além de beber bastante água.
  • Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

 Prontinho!

Agora você já sabe os sintomas e como prevenir mas, não esqueça: em caso de sintomas persistentes ou dúvidas, consulte SEU MÉDICO!
Esses dados são resultado da Semana de Educação contra a Gripe realizada pela Takeda Farmacêutica em conjunto com os infectologistas Artur Timerman e Vladimir Guimarães.

Beijos e uma ótima (e curta) semana para todos,

Lele

1 Rossiter M. Quatro mortes por H1N1 no Recife [Internet]. Recife: CREMEPE – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco; 2016. [cited 2016 May 4]. Available from: http://cremepe.org.br/2016/04/29/quatro-mortes-por-h1n1-no-recife/

2 Ministério da Saúde. Ministério da Saúde alerta sobre sintomas de gripe e resfriados durante o inverno [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; © 2016; [cited 2016 May 4]. Available from:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/profissional-e-gestor/vigilancia/links-vigilancia?start=430

32 Ministério da Saúde. Ministério da Saúde alerta sobre sintomas de gripe e resfriados durante o inverno [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; © 2016; [cited 2016 May 4]. Available from:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/profissional-e-gestor/vigilancia/links-vigilancia?start=430

 

Tags: , ,

4 comentários em "Diferenças entre gripe e resfriado"

  1. Gabis Miranda disse:

    Por aqui todos tomaram a vacina da gripe. Stella vive resfriadinha e eu peguei um resfriado dia desses também. Gripe é bem pior mesmo, quando ataca acaba com os adultos, imagina com bebê, né?! Eu vivo tomando alguns desses cuidados com a Stella e o Ben.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana