Digital Scrapbooking para iniciantes

Eu comecei a fazer scrap pelo digital scrapbooking. Comecei por ele pois eu já trabalho no computador, com softwares de edição de imagens o dia todo e, naquela época, achava que seria o suficiente para esse hobby tão envolvente.

Por MUITO tempo eu não saí da linha, meu hobby era completo com o digital scrapbook. Depois, comecei a ter vontade de colar, carimbar, furar, recortar…. mas num determinado momento, com as crianças pequenas, só o digital era possível. Eu ficava tensa em ter que pegar todo o material e, além da falta de tempo com bebês pequenos, tinha muito receio que eles se machucassem com tesouras, estiletes e afins.
Então, para quem vive uma situação parecida, trago hoje as dicas para quem quer começar e não sabe por onde.

Digital Scrapbooking

Software

Antes de mais nada você precisa de um software de edição de imagens. Eu sempre trabalhei com o Photoshop da Adobe, mas porque já tinha ele no meu PC. Existem outras inúmeras opções, e até um review com diversos aplicativos para compra e download.
Quem quiser brincar um pouco antes de se envolver de fato pode baixar o Craft Studio da Martha Stewart para iPad. O app é incrível! Tem carimbo, glitter e mais um monte de elementos divinos! Vale o tempo investido nele.

Lojas e Designers

Existem muitas lojas de scrap digital e muitas delas possuem kits de vários estilos. Eu tenho algumas designers queridinhas nacionais e internacionais. Olhem só:
Lojas: The Lilypad | Sweet Shoppe Designs | Digiscrappers Brasil
Designers: Luiza Garay | Kaye Winiecki | CD Muckosky | Kate Hadfield | Boutique Cute DollsStudio Basic – Rubia Padilha #amorsemfim

Freebies

A maioria das designers tem kits freebies em suas fanpages! Basta curtir que libera o link para download. São elementos excelentes para começar.
Veja esse do Studio Basic, na fanpage:

Kits Completos

Quando eu ainda era alucinada pelos freebies (e baixava tudo o que aparecia na minha frente) uma amiga de fórum disse uma frase que me marcou: Freebies são legais, mas os kits completos são MUITO melhores!
E passei a comprar kits e tenho que concordar com ela: os kits completos são DEMAIS! Os elementos se encaixam, tudo combina, fica “fácil” fazer uma página bonita.

Você pode comprar kits Project Life aqui.

Os kits não são caros e podem render álbuns inteiros. Eu já fiz calendários com um único kit.

Creative Teams

No mundo do scrap, tanto digital quanto artesanal, existem os CTs – Creative Teams das designers. Esses grupos são o sonho de consumo de qualquer scrapper. Estando nos CTs você tem o compromisso de criar layouts mas recebe, antes de todo mundo, os kits frequinhos, pré-lançamento.

Cheguei a fazer parte de 6 CTs ao mesmo tempo (loucura) mas hoje não faço mais parte de nenhum… mas mantenho um ótimo relacionamento com as designers e às vezes até rolam uns presentinhos… hehehe

Imprimindo as páginas

Você pode imprimir suas páginas em papel fotográfico ou em couchê, em qualquer gráfica rápida.
Se for para fazer albuns de 20×20 eu prefiro a impressão fotográfica no papel fosco, mas se for para páginas padrão, 30×30, prefiro a impressão no couchê. Sempre faço no fosco porque a impressão laser já dá brilho para a criação.

E aí? Gostaram das dicas?
Scrap digital é uma paixão. Eu tenho um HD externo cheinho de kits, freebies, alphas… ai ai, uma delícia!

beijos e bons scraps
Lele

Tags:

8 comentários em "Digital Scrapbooking para iniciantes"

  1. Bianca disse:

    Olá! Adorei as suas dicar!
    Fui comprar um kit iniciante para começar a me aventurar na arte do scrapbook quando me deparei com as folhas prontas. Nelas vem escrito que o papel é livre de ácido! Aí, minha pergunta é: as impressões feitas em casa tb terão essa “validade” dos papéis livres de ácido??
    Bjs

    1. Oi Bianca
      depende muito da qualidade do papel e da impessora.
      MUITA gente usa o acid free para vender produtos a preços maiores…. e muita gente faz TUDO impresso em casa e os álbuns duram.
      No caso de fotos eu prefiro no laboratório, mas é uma questão pessoal mesmo sabe?
      beijos
      Lele

  2. PATRICIA disse:

    Olá bom dia. Helena ..eu estou iniciando no scrap..tentando me especializar em scrap festa personalizada. Muito bom seu texto e essas orientações . Estou umpouco pedida ..ja fiz curso de desinger gráfico mais trabalhar com os softwares não me enche muito os olhos ..mas sim traba manualmente..cortando colando mais a parte artesanal, como faço neste caso.. só procurra por kits prontos ou solicitar a um designer?? O que são esses Creative Teams ?? E os freebies pelo que entendi são kits graruitos ne .
    Se puder me orientar melhor …tenho uma silhouette cameo e tbm não sei como usa-la muito bem.
    meu email pessoal patyjcvida@hotmail.com e profissional cs.patricia@yahoo.com.br

    1. Oi Patricia
      Obrigada!
      Sim, vc pode comprar kits em lojas especializadas em digital scrapbook ou baixar os freebies (gratuitos).
      Pra usar a silhouette sugiro olhar as lojas de arquivos de corte, como a SVG Cuts (https://www.svgcuts.com/).
      Sucesso!

  3. Wilma disse:

    Você poderia passar os links dos creative teams designer. Eu desenho muito bem no computador e gostaria de fazer parte deles. Obrigada

  4. Tathiana disse:

    Oi. Tem alguma forma de imprimir o que montamos no smilebox em alguma gráfica aqui do Brasil?

    1. Para fazer em grafica precisa ser em grande quantidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2022 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana