Contei recentemente sobre as atividades extra-curriculares e sobre como elas mudaram esse ano e alteraram a nossa rotina em casa. E, pelo que parece, as mudanças não acabaram embora estejamos no meio do semestre.
Semana passada Isabela nos disse que não quer mais fazer a aula de dança. Perguntamos porque e ela falou brevemente, mas sem muita convicção sobre seus motivos. Fiquei encucada e estou investigando o que pode ser, mas a verdade é que nesse momento, ela gostando ou não, continuará na aula de dança.
Você pode até estar me achando um pouco radical e inflexível mas enxerguei nessa situação uma boa oportunidade para ensinar um pouco mais sobre responsabilidade e compromisso. Explico!
Quando fizemos a opção pelo curso extra fechamos um contrato de 6 meses. Assim como nós a professora do curso se preparou (didática e financeiramente) contando com a Isabela na turma. Não acho justo cancelarmos a nossa parte do contrato no meio do caminho, assim como ficaria muito contrariada se a professora, de repente, não pudesse ministrar mais as aulas sem uma justificativa que me convencesse.
E disse exatamente isso para a Isa: você assumiu um compromisso e tem responsabilidades. A professora conta com você! Nada melhor do que se colocar no lugar do outro e aí eu disse: e se o professor de teatro não viesse mais (falei dele porque ela adora), e se uma amiga combinasse com você um passeio e depois desistisse? Aos poucos a expressão dela mudou, acho que deu um click!
Fizemos um acordo e ela ficará na dança até o meio do ano. A aula de dança é mais para socializar do que qualquer coisa, na minha opinião. Sei que ela não será bailarina e que esse não seria o caminho, mas considero uma boa atividade para promover interação, equilíbrio, desenvolver coordenação e outras habilidades.
Vamos ver como caminham as próximas aulas e ajustamos nossas decisões.
Tags: atividades extra-curriculares2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana