Especial de Natal: Coroa do Advento

Começamos ontem por aqui o nosso ESPECIAL DE NATAL, falando sobre o Calendário do Advento. E hoje, trazemos um pouco da história e do uso da Coroa do Advento que é um símbolo muito lindo e que eu não conhecia.

História da Coroa do Advento

Muitos anos atrás, a Terra era muito diferente do que é hoje. Os homens não sabiam construir casas e tinham que viver em cavernas muito escuras. Não sabiam plantar, nem cuidar da terra. Deus teve pena dos homens e chamou os Anjos para trazerem luz aos quatro cantos do mundo e avisarem que iria mandar seu filho para alegrar os homens.

Fonte

O 1º anjo tinha asas azuis. Queria iluminar as cavernas e as grutas. Pediu ao sol raios de luz e os levou às cavernas. Os anões até hoje usam esses raios de luz para colorir as pedras preciosas.

O 2º anjo tinha as asas verdes. Saiu do céu bem cedinho, mas como voava muito devagarzinho chegou a Terra ao entardecer. Os raios de luz que esse anjo trouxe deram a cor e o perfume às plantas. Este anjo ensinou aos homens como se deve plantar e deixar a terra bem fofinha para receber as sementes. Trouxe também a chuva e com ela lavou as pedras, encheu os lagos e fez os rios correrem mais rápido.

O 3º anjo tinha as asas amarelas. Ele foi buscar os raios do sol e quando estava chegando a Terra os animais viram aquela luz e se admiraram muitíssimo. Esse anjo contou aos animais que iria nascer uma criança muito especial e que todos deviam preparar-se para recebê-lo. Os pássaros fizeram músicas muito lindas. As borboletas coloriram suas asas. O vento levou a notícia por todas as partes.

O 4º anjo tinha as asas vermelhas e queria tanto ajudar os homens que nem esperou para ser chamado. Foi rápido falar com Deus. Então recebeu uma luz especial que vinha do trono de Deus-Pai. Essa luz o 4º anjo devia colocar no coração de cada homem, cada mulher e cada criança, porque faltava muito pouco para que chegasse o dia do nascimento de Jesus.

E por isso, até hoje, acendemos quatro velas na Coroa do Advento para recordar os quatro anjos que nos avisaram da chegada do Filho de Deus.

fonte

Como fazer uma Coroa do Advento

A coroa poderá ser feita com ramos de pinheiro ou araucária grossos e firmes, sustentados por fitas vermelhas. Firma-se na coroa quatro velas grossas.

fonte

1ª cor azul – acende-se a vela azul a partir do 1º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.

2ª cor verde – acendem-se a vela azul e a verde a partir do 2º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.

3ª cor amarela – acendem-se as três velas (azul, verde e amarela) a partir do 3º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.

4ª cor vermelha – acendem-se todas as velas a partir do 4º domingo do Advento.

Em cada dia conta-se o trecho da história e acende-se a vela correspondente ao domingo do Advento, acrescentando um anjo e uma vela a cada domingo que se passa até completar os quatro anjos da história, bem como as quatro velas.

Quero muito fazer a minha coroa!
Vou providenciar os materiais e mostro para vocês o resultado!

Material cedido pela Escola Waldorf Francisco de Assis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana