Começamos ontem por aqui o nosso ESPECIAL DE NATAL, falando sobre o Calendário do Advento. E hoje, trazemos um pouco da história e do uso da Coroa do Advento que é um símbolo muito lindo e que eu não conhecia.
Muitos anos atrás, a Terra era muito diferente do que é hoje. Os homens não sabiam construir casas e tinham que viver em cavernas muito escuras. Não sabiam plantar, nem cuidar da terra. Deus teve pena dos homens e chamou os Anjos para trazerem luz aos quatro cantos do mundo e avisarem que iria mandar seu filho para alegrar os homens.
![]() |
Fonte |
O 1º anjo tinha asas azuis. Queria iluminar as cavernas e as grutas. Pediu ao sol raios de luz e os levou às cavernas. Os anões até hoje usam esses raios de luz para colorir as pedras preciosas.
O 2º anjo tinha as asas verdes. Saiu do céu bem cedinho, mas como voava muito devagarzinho chegou a Terra ao entardecer. Os raios de luz que esse anjo trouxe deram a cor e o perfume às plantas. Este anjo ensinou aos homens como se deve plantar e deixar a terra bem fofinha para receber as sementes. Trouxe também a chuva e com ela lavou as pedras, encheu os lagos e fez os rios correrem mais rápido.
O 3º anjo tinha as asas amarelas. Ele foi buscar os raios do sol e quando estava chegando a Terra os animais viram aquela luz e se admiraram muitíssimo. Esse anjo contou aos animais que iria nascer uma criança muito especial e que todos deviam preparar-se para recebê-lo. Os pássaros fizeram músicas muito lindas. As borboletas coloriram suas asas. O vento levou a notícia por todas as partes.
O 4º anjo tinha as asas vermelhas e queria tanto ajudar os homens que nem esperou para ser chamado. Foi rápido falar com Deus. Então recebeu uma luz especial que vinha do trono de Deus-Pai. Essa luz o 4º anjo devia colocar no coração de cada homem, cada mulher e cada criança, porque faltava muito pouco para que chegasse o dia do nascimento de Jesus.
E por isso, até hoje, acendemos quatro velas na Coroa do Advento para recordar os quatro anjos que nos avisaram da chegada do Filho de Deus.
![]() |
fonte |
A coroa poderá ser feita com ramos de pinheiro ou araucária grossos e firmes, sustentados por fitas vermelhas. Firma-se na coroa quatro velas grossas.
![]() |
fonte |
1ª cor azul – acende-se a vela azul a partir do 1º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.
2ª cor verde – acendem-se a vela azul e a verde a partir do 2º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.
3ª cor amarela – acendem-se as três velas (azul, verde e amarela) a partir do 3º domingo do Advento e em todos os dias dessa semana.
4ª cor vermelha – acendem-se todas as velas a partir do 4º domingo do Advento.
Em cada dia conta-se o trecho da história e acende-se a vela correspondente ao domingo do Advento, acrescentando um anjo e uma vela a cada domingo que se passa até completar os quatro anjos da história, bem como as quatro velas.
Quero muito fazer a minha coroa!
Vou providenciar os materiais e mostro para vocês o resultado!
Material cedido pela Escola Waldorf Francisco de Assis
2008-2022 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana