… descobri muita coisa sobre você!
Uma foto com localização aqui, um check in no foursquare ali, uma amiga que te marca numa foto e pronto: sua vida está mais exposta do que você podia imaginar.
Nos últimos dias andei vasculhando a vida de uma amiga minha e descobri ainda mais coisas sobre ela: de comemorações em família a escola dos filhos, cursos, passeios e uma vida anterior a nos conhecermos.
Calma, calma, Lelê não virou uma stalker* da noite para o dia, essa investigação fez parte da Blogagem Coletiva: Mães Blogueiras por uma internet + segura, criada e dirigida (hohoho) pela linda Milene Massucato, a Diiirce.
*Stalker – aquele que investiga incansavelmente a vida de alguém online, forçando contatos ou intimidando/perseguindo. (fonte)
Assim como eu investiguei a vida dela, uma outra blogueira investigou a minha. UAU! E é aí que começou meu questionamento: será que mostrei demais? O que será que vão descobrir? E aí você faz o teste: joga seu nome no Google e vê uma monte de coisas, de hoje e de antigamente, fotos das mais diversas, artigos e citações, comentários em blogs enfim, sua vida lá.
Ok, sou adulta e minha vida está exposta. Sou responsável mas, e a vida dos meus filhos, pela qual eu também sou responsável? Posso divulgar? O que eles vão achar dessa exposição daqui a 10 ou 20 anos?
“ah Lelê, é só apagar…”
Infelizmente, não é bem assim. O conteúdo na rede se distribui de forma muito mais rápida do que pelos meios tradicionais/antigos. Uma foto errada, nas mãos erradas e o estrago está feito.
Falei disso já por aqui falando da relação da escola com os meios digitais, lembram?
Embora eu tenha uma exposição pessoal grande, por conta do blog mesmo, preservar as crianças é fundamental. Eu posto muitas fotos deles, mas vou tentar rever isso… No mais, acho que sou comportada/consciente.
E para quem tem dúvidas, que tal ver esse guia da Safernet sobre segurança nas redes sociais? Aprendi bastante com ele!
Bora lá fazer uma navegação mais segura, uma internet mais segura para os nossos filhos?
Veja aqui, quem mais está na Blogagem Coletiva: Mães Unidas por uma Internet + Segura:
Conversa de Mãe – Qual é o limite?
Depois que eu descobri – Blogagem Coletiva: Mães Blogueiras por uma internet mais segura
Dica de Mãe – Caiu na rede é público
Diiirce – Privacidade na Internet: como vai a sua?
Entre fraldas e livros – Quais informações da sua vida você compartilha sem saber?
Fala, mãe – Mães blogueiras por uma internet mais segura
Kids Indoors – Dia Internacional da Internet Segura
Lagarta vira pupa – Eu stalkeio, tu stalkeias
beijos
Lele
Tags: #internetmaissegura, #sid2015, blogagem, Blogagem coletiva2008-2021 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana
Não conhecia esta cartilha. E fiquei superfeliz c sua colaboração. Acho mega importante que nós, tidas como formadoras de opinião, discutirmos isso.
Bjoss
Tem muito material bom distribuido pela Safernet!
Adorei participar e obrigada pela confiança
Beijo enorme
Le
Oii. Também adorei a cartilha e fui lá no outro post Como lidar com os novos desafios escolares da era digital, para conhecer mais!
:)
Importante ficarmos ligados nisso!
Bjos, Gi e kids
Obrigada por estar por aqui Gi!
beijao