Livros sobre inclusão e diversidade!

Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.Ler é com a gente mesmo e a cada momento procuramos novos temas de livros para envolver as crianças. Fico feliz quando me deparo com temas atuais e que trazem o tema de forma mais leve e lúdica para os pequenos.

E é assim com os três livros que vou apresentar aqui hoje!

Diversidade e inclusão

A gente fala de maternidade e diversidade e o tema precisa estar nos livros também.

Ser diferente é normal. Foi-se o tempo em que as crianças especiais ficavam escondidas em casa, ou em abrigos e escolas só para eles. Hoje nós queremos a inclusão e as editoras de literatura infantil estão antenadas nisso e produzindo livros incríveis. Os três livros que mostro a seguir são da Panda Books que arrasa nesse e em outros temas! Confira!

Tudo bem ser diferente

Sinopse: Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.

A bailarina especial

Sinpose: Era uma vez uma linda garotinha que sonhava em se tornar bailarina…  Mas Aline não é uma bailarina como todas as outras. Ela é uma bailarina especial: a única com síndrome de Down no mundo a dançar com sapatilhas de ponta. Neste livro, Aline conta as dificuldades que enfrentou para conseguir realizar o seu sonho, como a adaptação à escola, seu esforço para se tornar uma grande bailarina, o apoio incondicional dos pais e dos amigos.  Uma história inspiradora de amor e superação, ilustrada por Clara Gavilan. Ao final do livro, Sonia Casarin, doutora em psicologia clínica e diretora do S.O.S. Down, apresenta diversas informações sobre a síndrome.

O coelho sem orelhas

Sinopse: O coelho é um bichinho de pelo fofo, rabo redondo, bigodes compridos e belas orelhas. Porém, certa vez, nasceu um coelho… sem orelhas! Mesmo sendo diferente, ele podia fazer tudo o que os outros coelhos faziam, só que ninguém queria ser seu amigo. Num belo dia, ele encontrou um ovo. Depois de tentar, sem sucesso, achar o seu dono, o coelho resolveu cuidar do ovo, com a esperança de encontrar ali um amigo como ele, sem orelhas. O livro, que já foi publicado em mais de trinta línguas, trata do respeito à diversidade e do preconceito de forma divertida e poética, mostrando que todos podem ter amigos, independentemente de suas características.


Gostaram das sugestões?

3 livros para falar de diversidade, indivíduos únicos, acolhimento, inclusão e… sonhos!

Espero que gostem!

beijos
Lele

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana