Medo, luto e outros sentimentos

“Eu nunca senti tanto medo na minha vida” ouvi essa frase de uma querida amiga, dias depois que sua mãe, minha madrinha, foi internada. Mal sabíamos que mais uns dias e ela viria a falecer… aí sim, sentimos um medo sem fim.

O medo é um sentimento muito mais comum do que imaginamos. Muitas vezes a gente não acha que é medo mas é… mas, o pior é não saber lidar com ele.
Às vezes o medo paralisa, nos torna mais frágeis e vulneráveis, mas muitas vezes ele desperta em nós a vontade de enfrentar e romper esse limitador!

No dia-a-dia com crianças é muito comum lidarmos com medos, nossos e deles.
Muitas vezes as crianças são destemidas porque não conseguem calcular o risco das ações e são os pais que acabam dando as noções do medo.

Aqui em casa é assim: Isabela tem medo de algumas coisas… um pouco do escuro (mas pede para apagar a luz para ver os Gogos brilhando), de ficar sozinha, de atravessar o corredor sozinha para ir ao banheiro, de ir na cozinha de a portal que dá para o quintal estiver aberta… coisas normais, a meu ver, para uma criança de 4 anos.
Otavio não tem medo. De nada! Fim! kkkk
Destemido MESMO! Ele é, muitas vezes, a companhia da Isa para ir ao banheiro. Visualizem a cena: Isa indo de mão dada com o irmão pelo corredor até o banheiro. OWNNNNN! Lindos ne?

Nesse episódio recente, da doença e falecimento da minha madrinha, mãe de 3 grandes amigas-irmãs minhas, meu maior medo veio quando me coloquei no lugar delas… (Aliás, que exercício bom esse ne?)
Desde o momento em que ela foi internada até o adeus, naquele domingo triste, me coloquei no lugar delas e pensei nos meus pais e como será quando chegar a vez deles…

Pode parecer meio deprê ou imaturo mas, vou dizer, não estou preparada para isso… é um choque de realidade muito grande para mim. Mas o que posso fazer com esse medo? Enfrentá-lo, sem pensar nele, mas curtir cada momento com meus pais, aprender mais e mais com eles, respeitar, amar, me fartar da presença deles em minha vida. E ser feliz tendo eles comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana