Meu filho não gosta de ler

Nas férias a gente quer diversificar as atividades com as crianças e, uma delas, pode e deve incluir a leitura.

copy-of-ensinar

Ouço muita gente dizendo que se os pais gostam de ler, os filhos irão gostar naturalmente afinal, somos exemplos correto? Nem sempre.

Sou daquelas que lê até bula de remédio! (trabalhei numa editora médica e lia MESMO bulas de remédios… heheh) Mas meus filhos não tem TANTO prazer assim com a leitura (ainda. Espero!).

Tato está começando a ler então livros fazem parte da vida dele mais como ouvinte ou como inventor de histórias a partir das figuras.

Isa está indo para o 4º ano e não curte ler… ou não curte tanto quanto eu gostaria.

Em julho ela trouxe para casa um livro, que ela mesma escolheu, para ler. Foi difícil. O livro era grande, com leitura difícil, palavras desconhecidas mas tinha o apelo das personagens que ela gosta. Não funcionou.

Fizemos escala de leitura. Alternávamos (eu e o Ota) lendo com ela. Ela terminou mas não sentiu prazer lendo.

No fim concluímos que a escolha do livro foi errada. Mas não desistimos de torná-la uma leitora como nós.

 

Meu filho não gosta de ler: o que fazer?

Essa angústia de que ela (e posteriormente o Tato) não gostem de ler me pega mesmo. Eles curtem muito o tablet, jogos, brincadeiras ao ar livre. Não é falta de estímulo à leitura ou exemplo mas conclui, com o ocorrido com a Isa, que eles precisam de orientação e acompanhamento nesse início.

A professora Vivian Rio Stella, da VRS Cursos, elenca quatro práticas que ajudam a incentivar a leitura das crianças – algo que, se consolidado, tende a se tornar um bom hábito por toda a vida.

Dicas para seu filho ler mais

1. Presenteie com livros: para a maioria das crianças presente é brinquedo. Mas, esse ano, a Isa pediu LIVRO no amigo secreto da família.

Sabe o que foi MAIS legal? A tia-madrinha super antenada nas conversas com a afilhada deu, além do livro que a Isa pediu, um outro de uma artista mirim e… BINGO! Isa leu o livro numa sentada – na manhã de Natal. UHHUU!

2. Faça da livraria um programa: a criança precisa encarar a leitura como algo divertido e que dá muito prazer. Por que, então, não levá-la para uma livraria e deixá-la ter contato com os livros, folhear, escolher?

Isso a gente faz SEMPRE e, embora as livrarias hoje vendam de tudo (e não só livros), o passeio é sempre muito gostoso. Lemos algumas coisas juntos, passeamos, mostro para eles livros que já li. Eles curtem!

3. Leia na frente das crianças: os pais são o principal modelo para os filhos, portanto, se você não é visto como um leitor, não dá para cobrar que eles o sejam, certo? Mostre que você lê com frequência – e que ler diversas fontes de informação ou tipos de livros ajuda a se manter atualizado.

Eu leio MUITO na frente deles e acredito que isso uma hora fará efeito! hehe

4. Conte e fale sobre as histórias: leia para seus filhos, relate o que está lendo, peça para que a criança conte o que está lendo, do que mais gostou, do que menos agradou. Incluir o universo da literatura nas conversas pode ser um ótimo pretexto para estimular as crianças a ir buscar mais e mais histórias. E livros!

Isso é bem legal porque a Isa sempre pergunta sobre os livros que estou lendo, qual é a história e etc. E aí eu conto que outros livros eu li que eram semelhantes e a conversa flui.

Férias também é tempo de ler! Vamos incentivar, sempre.

Atividades com tintas

beijos
Lele

17 comentários em "Meu filho não gosta de ler"

  1. Sei bem como é essa angústia. porque aqui em casa os dois não curtem ler. Fazemos de tudo um pouco e nada surtiu efeito. Agora nem pergunto mais que livro estão lendo! Nem sei mais o que fazer. Snif.
    bjs

    1. Pati, me convenço que não é só exemplo e incentivo… tem muito da nova geração, novos apelos…
      Mas, nao desisto… hehe
      bjs

  2. Meu bebê adora que eu leia pra ele.. vamos ver quando ficar maiorzinho. Concordo com seu post, temos que ser exemplo! Vou me esforçar sempre pra isso. Amei, beijos

  3. Ótimas dicas!

    Cada vez mais as crianças vão ler menos… ou sua leitura será superficial… é fundamental o incentivo a uma leitura de qualidade para que nossos filhos se tornem adultos com maior poder de argumentação.

    1. Concordo com isso Estela
      só lendo a gente melhora vocabulário e consegue desenvolver pensamentos diversos…
      bjs

  4. Louise Furtado de Aguiar disse:

    Incentivo desde sempre, mas hoje e m dia com a tecnologia fica um pouco dificil. Por enquanto, como é pequeno, acabo fazendo a hora da leitura e ele curte.

  5. alessandra morais disse:

    minha filha tem 7 anos e ainda nao sabe ler estou muito preocupada com isso o que devo fazer?

    1. Ola Alessandra!
      Ela esta sendo alfabetizada ainda. Fique tranquila que tudo tem sue tempo.
      Se ela frequenta a escola, confie no desenvolvimento e peça apoio às coordenadoras e professoras.
      bjs
      Lele

  6. Michele Gobbato disse:

    Adorei as dicas, eu peguei gosto pela leitura a pouco tempo confesso, mas sempre incentivei o Gui a gostar, sempre estamos dando livros, lemos bastante para ele, antes dele aprender a ler a leitura dele era baseado nas imagens e imaginações, e sempre deixamos bem a vontade. Espero que ele tenha mais gosto do que eu pela leitura

    Bjs Mi Gobbato

  7. Tatiana disse:

    Estimular a leitura é muito importante, e o gosto pelos livros vem naturalmente.

    Eu gosto de ler (nao sou aquela que morre de amores), mas depois do nascimento do pequeno, esta dificil começar um livro.

  8. Por aqui os livros são nossos presentes preferidos!
    Sempre vamos em feiras de livros para escolher presentes. (também tô crente que vai render frutos no futuro! hehehe)
    http://somelhora.com.br/index.php/2016/11/29/livros-de-presente-criancas/

  9. Adorei as dicas e é isso mesmo, aqui em casa graças a Deus meus filhos amam ler, aqui todos (exceto o pai rs), somos loucos por livros, meu filho ganha um livro e antes que eu pense ele já terminou a leitura, sou muito orgulhosa disso!

  10. Viviane disse:

    Boas dicas. Quero incentivar meu bebê desde cedo.

  11. Tatiane disse:

    A Mari ama livros, mas ainda sou a locutora das histórias! Torço muito para ela amar ler!

  12. OI Lelê, eu tinha certeza de que já tinha comentado aqui o seu post. Já tinha lido antes, com certeza.
    Então, fica aqui os meus parabéns pelo post. Ótimas dicas de incentivo à leitura.
    beijos
    Chris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana