Muito além do peso – o que precisamos fazer!


Há uns dias recebi o link do documentário “Muito além do peso” (aqui) e dei uma olhada rápida. Hoje, enquanto começava meu dia, coloquei o vídeo pra rolar e fiquei ouvindo, ouvindo… num determinado momento eu parei tudo e grudei nele.

O bom é que, justamente numa época de volta às aulas, onde precisamos pensar no conteúdo das lancheiras das crianças, esse vídeo caiu com tudo em minha cabeça.

Ele fala basicamente do quanto comemos mal. Do quanto a informação é escassa ou mascarada pela mídia e até pelas tabelas nutricionais. E, além disso, fala do quanto somos (ou nos deixamos ser) manipulados pelas propagandas de alimentos e afins.

Uma série de relatos de crianças obesas e, consequentemente, doentes porque não tem o poder de decidir e  porque os pais não tem força (ou não querem) para direcionar.

Criar um filho não é fácil. Mantê-lo saudável é das tarefas mais complexas no nosso dia-a-dia, mas quem compra a comida que vai pra dentro de casa é o pai ou a mãe, via de regra. Então cabe a eles (nós) decidirem o que pode e o que não pode entrar em casa.

Lembro bem da minha infância e adolescência onde tomar um iogurte ou comer um biscoito recheado era artigo de luxo. Refrigerantes, só nos finais de semana. Fast food quase não existiam… (eu me lembro bem quando inaugurou a primeira loja de um fast food perto de casa)

Mas hoje, balas, chocolates, biscoitos recheados e afins estão em todos os lugares com preços beeeeem acessíveis e com apelos de marketing escandalosos. Um macarrão instantâneo custa menos de R$1!!!!!

Nascida de uma família italiana com forte tendência a ser GRANDE, já fui obesa e hoje em dia me mantenho num peso aceitável (para o meu padrão – claro) com alimentação saudável e exercícios regulares.
Meu marido também tem fortes tendências a obesidade e, obviamente, esse é um tema recorrente entre nós quando precisamos decidir sobre as crianças.

A lancheira dos meus filhos não tem tranqueiras até porque na escola, teoricamente, não pode levar mas….. Isa contou que uma amiga leva um saco de salgadinho (dos grandes) e vai comendo no lanche ao longo da semana…. De partir o coração. Eu mando suco (ainda de caixinha, mas vou me livrar deles!!), fruta, um pão e um queijinho. Às vezes um iogurte.

Eu sou partidária da INSTRUÇÃO-PREVENÇÃO porque correr atrás para corrigir as coisas sempre é bem pior. E, no vídeo, um dos médicos fala: “Se ensinam educação sexual para as crianças, porque não ensinar o que é e o que não é saudável?”

*

Então é isso! O que podemos fazer: NOS INFORMAR e RETRANSMITIR a informação. Leiam os rótulos, questionem as empresas, levem seus filhos à feira, envolva-os no preparo dos alimentos. Diga o que é e o que não é saudável. Aqui fazemos assim, tem dias que escorregamos e apelamos para o prático, mas em geral tem dado certo. Não sou adepta da castração mas da INFORMAÇÃO!

Imagem: Reprodução – Até os esquilos lêem rótulos

11 comentários em "Muito além do peso – o que precisamos fazer!"

  1. Luria disse:

    AHhhhhhhhhhhh que lindoooooooo ;D
    Emocionei! Nem parece o bebezinho que vi na maternidade!!! Esse teu biotonico é forte hein! ahahahaha

    bjo bjo

  2. Lígia Orsati disse:

    Que lindoooooooooooooo!!!
    Em pensar que vi esse fofolete pequenininho… Aff que delícia!

  3. Luzia Ishara disse:

    Que gostosura é esse me afilhado gatucho!
    Deu vontade de morder muito.
    bjs

  4. Rubens Ishara disse:

    HAHAHAHAAHAH!!! SENSACIONAL!

  5. Fer Senra disse:

    que issoooooooooooooooo
    ele nasceu ontem e ja ta assim?
    kkkkk
    passa rapido né
    que lindoooooo
    bjk

  6. Marô disse:

    Lelê=Fábrica de filhos fofos!!
    Quero pegar um pouquinhooo!
    Parece um rei!

  7. Mah disse:

    Ah que LINDO! So sweet… =)
    Aqueceu minha madrugada xD
    Beijocas

  8. femarinih disse:

    hahaha… fofooooo demais, amigaaaa… dá vontade de apertar muitoooo!

    bjks!

  9. Carol disse:

    oinnnn que fofooo, que vontade de apertar e morder rs… lindooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana