Nova etapa: ensino fundamental

Como falei recentemente, Isabela está acabando a educação infantil e, naturalmente, uma nova etapa se aproxima de sua vida: o início do ensino fundamental. E como é difícil nos prepararmos para ela.

Até agora, Isabela estudou numa escola de educação infantil, que tem o fundamental em outra unidade. A escola, diga-se de passagem, é da minha irmã. Pois bem, até aí parece tudo fácil ne? Mas não é… Primeiro porque eu sou da área de educação e fico bem atenta aos aspectos pedagógicos, segundo porque não é a minha irmã que fica full time com a Isa (e com o Otavio) e tem ainda a questão de você ser “da casa” o que não é, necessariamente, sempre bom.

Em um determinado momento do ano começou a movimentação, por parte dos pais dos amigos dela, em busca de uma nova escola. Até a escolha mais natural de “continuar na mesma escola” precisava ser avaliada. Foram abertas as matrículas e os pais começaram a decidir e a bagunçar a cabeça dos filhos.

Como escolher a escola

Eu presto serviço para o Colégio do Tremembé e para várias outras escolas e, para mim, era muito natural e consciente a decisão por continuar lá. Nesse momento estou optando por uma formação mais humana pois acredito que a formação do indivíduo e seus valores ainda está acontecendo. Não quero que minha filha seja um número dentro de uma escola gigante, nem se sinta intimidada numa escola muito rígida, ou livre demais em escolas com projetos pedagógicos mais frágeis.

Lá as salas de aula são para 12 alunos. Há a opção de turno intermediário, como na educação infantil, além das atividades extra, como natação, que pretendo mantê-la. Claro que tem o apelo encantador da tia, que é a diretora da escola, mas conhecendo seu dia-a-dia tão corrido prefiro que os laços familiares sejam reforçados em outros locais/momentos. Bem mais coerente ne?

Recentemente houve uma tarde de integração na nova escola, os alunos que já se matricularam foram até lá e a Isa voltou feliz da vida, falando da professora, da sala de aula, dos colegas, do novo espaço. Tenho certeza que será uma mudança de fase tranquila. Estamos preparados para isso!

E vocês? Como escolheram a nova escola do seu filho? Qual é o foco da decisão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana