O meio ambiente e os nossos filhos

O futuro já é agora e, embora a gente não ande sobre skates flutuantes (OMG! De volta para o Futuro e o fatídico ano de 2015) muitas previsões estão se confirmando como, por exemplo, a crise hídrica.

de-volta-para-o-futuro-2015

E amanhã, dia 05/06, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e. como mãe me sinto muito cobrada a conscientizar meus filhos sobre os recursos naturais e os cuidados com a natureza e com o mundo em que vivemos.

Poluição

Economia de Água

Reciclagem

Muitos temas nos instigam no dia-a-dia mas, talvez por serem tão corriqueiros, muitas vezes podem passar despercebidos…

Na escola dos meus filhos eles tem uma série de ações voltadas a reciclagem tanto nas aulas quanto com as crianças que fazem o contra-turno no acompanhamento escolar (valeu Tia Michelle).

Na educação infantil eles produziram uma jardineira vertical com garrafas pet. Ficou incrível e eu to doidinha para fazer aqui em casa!

Além disso, eles estão sempre lembrando como separar o lixo, por exemplo.

Mas, o que mais pegou ultimamente foi a tal da crise hídrica. Falaram tanto na cabeça deles (e eu achei ótimo) que não é raro eu ouvir:

Desliga a torneira para não acabar a água do planeta!

Vindo da sua filha de 7 anos, é pra morrer de orgulho né?

E não dá pra fingir que não é com você não… quem aqui não tem interrupção de fornecimento de água? Aqui temos, diariamente. Talvez porque moramos em casa percebemos mais isso. Quem mora em prédios e condomínios tem a caixa d’água e o controle feito por terceiros… mas aqui não, é por nossa conta e risco o uso indiscriminado.

Com o frio os banhos quentes tendem a ser mais longos.

É preciso atenção redobrada.

O cuidado com o meio ambiente é um problema de TODOS e que só será resolvido com o compromiso de TODOS.

Claro que as indústrias e os produtores agrícolas – maiores consumidores desse recurso, precisam se conscientizar e buscar alternativas e formas de economia e reuso. Mas, se cada um fizer o seu papel de fiscal, pelo menos no seu ambiente, melhora o meio ambiente para todos!

Vamos lá pessoal, com algumas dicas práticas para ajudar o meio ambiente:

  1. Guardar água da chuva para regar plantas ou dar descarga. Vale também guardar água do enxágue da máquina de lavar roupa para lavar o quintal;
  2. Deixar juntar mais roupas e só usar a máquina de lavar na capacidade máxima;
  3. Ir de bicicleta ou a pé a padaria ou supermercado (ou até mesmo para o trabalho) quando as distâncias forem pequenas;
  4. Consumir produtos com poucas embalagens ou embalagens que possam ser recicladas;
  5. Atentar para a coleta seletiva de lixo. Se não tiver na sua rua, procure postos de coleta.

São dicas simples de economia e cuidado com o meio ambiente mas que podem mudar o futuro dos nossos filhos e netos. E nem precisamos esperar mais 30 anos para pagar para ver né?

Beijos
Lele

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana