Hoje estreamos no blog a nossa coluna de resenhas.
Tenho recebido alguns livros aqui e lido outros tantos espontaneamente e acho legal ter esse espaço para dividir com vocês essas leituras.
E por aqui teremos livros de todos os tipos: ficção, não-ficção, infantis, auto-ajuda (embora não os entenda dessa forma.. heheh). E o que mais aparecer – já que eu leio até bula de remédio!
E para a estréia eu escolhi o Poder do discurso materno, de Laura Gutman.
Antes da resenha acho legal falar um pouco sobre a autora.
Laura Gutman é uma terapeuta argentina com vasta experiência em terapia de auto-conhecimento ou construção da biografia humana. Ela desenvolveu um curso onde treina terapeutas e atende a comunidade local e, ao longo de vários anos, identificou padrões de comportamento e maneiras de encaminhar – auto- análise.
A partir desse background, ao ler o livro fui me identificando com algumas histórias – a autora utiliza os relatos de casos para explanar suas teorias, e me emocionando com muitas outras.
Ela fala sobre como repetimos modelos, como nos colocamos no papel de vítima ou, pior ainda, como assumimos para nós os rótulos que nos colocam: de forte, corajoso, medroso, fraco, coitado etc. Esse é o discurso materno que dá nome ao título e não está, necessariamente, ligado à mãe, mas aos cuidadores (ou não cuidadores) da crianças.
O livro não é um manual de conduta, aliás está bem longe disso. Mas para quem tem interesse em auto-conhecimento e em criar filhos emocionalmente saudáveis, é leitura obrigatória.
O Poder do Discurso Materno
Editora Summus
PDF da Introdução
Valor: R$ 40,oo
Espero que gostem e se lerem me contem!
Beijos
Lele
Tags: laura gutman, livro sobre maternidade, resenha de livro2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana
Olá Helena! Eu sou apaixonada por leitura, amo ler!
O único problema, é que as vezes fico mais de um mês com o mesmo livro por falta de tempo, por causa do meu filho de 1 ano e 3 meses, que não para um minuto. rsrsrsrs
Adorei o post!
Beijos,
Grazielle Monteiro
#amigacomenta
http://amoramaternidade.blogspot.com.br/
Oi Grazielle!
Sei bem como é… mas eu leio todos os dias, ao menos 5 minutinhos antes de dormir. e o livro está sempre comigo então se estou numa fila ou numa sala de espera é com ele que me distraio.
beijos
Lele