O que dizer para a mãe que acabou de nascer

nasce um bebê, nasce uma família Dizem que quando nasce um bebê, nasce também uma mãe e, muitas vezes, uma família… Graças ao poder oculto que a maternidade exerce naquelas que ainda não a experienciaram (ou até para aquelas que já estão experientes no assunto), muitas amigas minhas estão nessa fase deliciosa de formar suas famílias, com bebezinhos vindo ao mundo em sequência e eu, como tia coruja, me deliciando. Eu prefiro visitar as mamães na maternidade (quando elas querem ser visitadas, claro!) – e vou até fazer um post sobre isso. Mas, seja como for, sempre fico me perguntando o que dizer para a mãe que acabou de nascer? O que, da minha experiência como mãe, pode ser relevante para aquela mãe que está começando uma nova vida, com um bebezinho nos braços e que gera tantas dúvidas e inseguranças? Talvez eu pense naquilo que eu gostaria que me tivessem dito, sem os clichês mais comuns ou crenças infundadas….

Eu não fico ensaiando uma frase de efeito ou uma reflexão famosa (heheh), mas penso na família que estou visitando, o que conheço de cada um deles, o que pode ser realmente especial para eles naquele momento.

Sempre me preocupei em dar atenção para a MÃE! A parturiente é, sem sobra de dúvida, a pessoa mais frágil naquele momento. Se por um lado os olhos caem todos sobre o bebê com suas fofuras, dobrinhas, trejeitos de recém nascido, é para a mãe que miram os olhos da responsabilidade, cobrança, zelo. O pai, nesse momento, é o mestre de cerimônias, e nada mais.

**Me perdoem a sinceridade, mas se eles não assumirem uma paternidade ativa continuarão sendo apenas isso mesmo!**

Nasce uma mãe e com ela uma série de dúvidas e inseguranças, medos. Se não estiver atenta para os próprios sentimentos, por achar que são medos infundados ou por ampliar demais os mesmos, pode cair num BabyBlues ou mesmo numa depressão pós-parto. Por isso meu olhar para a mãe, ainda na maternidade, é diferenciado.

E o que dizer para a mãe, que está ali começando uma vida totalmente nova, também é. Dou meu melhor abraço, olho nos olhos da mãe, mostro uma real preocupação com ela, com seu desconforto (físico, na maioria das vezes) e escuto. Porque, em geral, a mãe quer falar: do parto, do entra e sai no quarto, das visitas, do leite, das fraldas, ou seja, do que for!

Não tem fórmula, mas não vá apenas por obrigação… vá de coração (e ouvidos) abertos!!

Eu adoro ir à maternidade, adoro visitar famílias recém-nascidas!!

Beijos

Lele

Tags: ,

2 comentários em "O que dizer para a mãe que acabou de nascer"

  1. Ligia Orsati disse:

    Eu fui uma das suas amigas que tive a grande oportunidade de tê-la como visita nas minhas duas idas à maternidade e simplesmente AMEI.. realmente vc foi uma das únicas, se não a única a se preocupar realmente comigo (no caso a Mãe da bagaça toda!! hahah).. Obrigada de <3 por fazer parte desse momento especial! Lov u

    1. Ah querida!
      Muito bom saber que minhas visitas fizeram a diferença.
      Amo vc!
      Beijao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana