O que é o Natal para você?

Faltando uma semana para o Natal, muita gente ainda está indo às compras… o trânsito nos bairros está intenso, os shoppings lotados, as pessoas mal humoradas enfim, espírito natalino foi passear e volta só dia 24. Uma pena!

Por aqui nos antecipamos na maioria dos presentes e acabo não estressando com isso por um simples motivo: o Natal é bem mais do que isso!

Eu curto cada detalhe dessa época do ano, da escolha dos presentes aos elementos da ceia. Dos enfeites da casa aos amigos para quem vou ligar, mandar cartão pelo correio ou visitar. Amo o cheiro do Natal, o clima de cumplicidade entre nós, as fantasias das crianças!

Tenho excelentes lembranças do Natal na casa da minha avó materna. Corríamos (eu, minhas irmãs e primas) pela ladeira do quintal, fazíamos danças e teatros para os adultos, e vinha aquele cheiro bom da cozinha… a mesa era farta, mas sem exageros. Uma oração acontecia com todos em volta da mesa antes de começarmos a comer. E os presentes eram esperados, mas eram um detalhe.

Depois que minha avó faleceu reduzimos o número de pessoas para as comemorações e passamos a fazer tudo na casa dos meus pais. Todo ano recebíamos alguns convidados mas os filhos (nós) entraram na adolescência/vida adulta, e era mais difícil ter esse clima mágico pela festa.

Natal 2010
(Tatinho muito bebê e eu com muitos quilos a mais)

Mas, naturalmente, aconteceu a renovação. Começaram a chegar os sobrinhos, o Natal voltou a ter uma alegria linda, da pureza das crianças, do olhar encantado para cada símbolo, da magia de ver o menino Jesus na majedoura e, claro, dos presentes. Porque as crianças esperam por eles e nós ficamos encantados pela carinha de satisfação quando percebem que o Papai Noel atendeu o pedido!

Natal 2011

E quando meus filhos nasceram o Natal se renovou aqui dentro, no meu coração! Embora eu nunca tenha deixado de gostar muito dessa data, com eles o significado ficou ampliado. O amor maior, as luzes da minha vida, minha família reunida… e é isso que tento reforçar ainda mais para eles nessa época: união e amor! É isso que fará a diferença na memória deles quando pensarem no Natal de suas infâncias.

Tags:

2 comentários em "O que é o Natal para você?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana