Os nomes mais registrados e seus significados

Achei muito interessante a lista dos 100 nomes mais registrados em 2013 no Brasil.
Quando estava na fase de escolher os nomes dos meus filhos sempre queria saber o significado e então resolvi trazer para vocês os significados dos 10 primeiros, tanto para meninos quanto para meninas.

nomes mais registrados

SIGNIFICADO DE NOMES – Meninos

Miguel:
Tem origem no hebraico Mikhael, derivado dos elementos mikhayáh mais El e significa “quem é como Deus?”.
É citado na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus, em virtude do significado do nome ter base numa pergunta retórica, que se espera ser respondida que “ninguém é como Deus”.

Davi:
Significa “amado”, “aquele que é amado”.
O nome Davi tem origem no nome hebraico Dawid, derivado de dwd, que significa “amado”, “querido”, “predileto”.
Para além de nome hebraico, Davi é também nome bíblico. Esse era o nome do mais famoso Rei de Israel, aquele que derrotou o gigante Golias enquanto ainda adolescente, e que, após tornar-se rei, foi responsável por grandes vitórias para a nação de Israel.

Arthur:
De origem celta e mais propriamente gaélica, o nome Arthur tem um significado exato difícil de encontrar, sendo um mistério para os estudiosos. Parece, no entanto, que deriva de artos (significando “urso”) combinado com viros (“rei”). É possível também esse segundo elemento celta fosse rigos” (homem).
Isto quer dizer que Arthur pode significar no original “homem urso”, ou mesmo “rei urso”. Este nome também já foi associado à palavra gaélica “pedra”.
“Força nobre”, “nobre” e “corajoso” são os sentidos conferidos a este nome se olharmos para as diferentes traduções dos elementos que o compõem.
A mais famosa personagem com este nome é o Rei Arthur, um Rei dos Bretões no século VI. No entanto, tal como o significado do seu nome, a sua história é também um grande mistério. Ninguém tem provas de que o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda não sejam mais do que apenas lendas.

Gabriel:
Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.
Tem origem no hebraico Gabriel, composto por gébher “homem, homem forte” e el “Deus”.

Pedro:
Significa “pedra”, “rochedo”.
Com origem no grego pétros, que significa literalmente “pedra, rochedo”.
É um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas.

Lucas:
Significa “o que vem da Lucânia”, “luminoso”.
Lucas é um nome de origem grega (Loukás) que é na realidade um diminutivo do original Loukanós, que significa “habitante de Lucânia”.
Lucânia era uma região italiana (colônia grega) e seu nome significa “terra da luz”.
Por isso Lucas significa luminoso, porque vem da raiz Luk ou luc, que quer dizer “luz”.

Matheus:
É uma variante do nome Mateus e significa “Oferta de Deus”. Vem do nome hebraico Matatyahu. É uma das formas que surge atualmente um nome que se traduziriam em português Matitias ou Matatias.
Mateus era o nome de um dos doze apóstolos que seguiram Jesus Cristo durante três anos. Antes disso Mateus havia sido coletor de impostos em Jerusalém. Os evangelhos contam que ele também era conhecido como Levi.

Bernardo:
Significa “forte como um urso”.
É formado pela junção dos elementos germânicos ber que quer dizer “urso” e hart, que significa “forte”.
Foi adotado pelos judeus para substituir o nome Baruch por começar com a mesma letra.
Sob a forma Bernard, foi introduzido na Inglaterra durante a conquista normanda.
Foi encontrado em Portugal por volta do século XVII através do diminutivo Bernadino, sob a forma Bernardim.

Rafael:
Significa “Deus curou”, “curado por Deus”.
Tem origem no nome hebraico Rephael, composto pelos elementos Repha, que quer dizer “curou” e el, que significa “Deus”.
Na tradição hebraica Rafael era um dos sete arcanjos, e segundo a Bíblia foi quem curou a cegueira do pai de Tobias.
É nome de um mestre da pintura e arquitetura renascentista, Rafael Sanzio, batizado com a variante italiana Raffaello Sanzio.

Guilherme:
Significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”.
Tem origem no germânico Willahelm, composto pelos elementos will, “vontade, desejo” e helm, “proteção, capacete”. William é a variante inglesa de Guilherme.
Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, e se tornou conhecido através do primeiro rei normando da Inglaterra, Guilherme, o Conquistador.
Outro significado possível para Guilherme vem também do germânico, e quer dizer “aquele que se encontra sob a proteção de Vili”, onde Vili seria um deus nórdico e germânico.

SIGNIFICADO DE NOMES – Meninas

Sophia: 
Significa “sabedoria”.
Com origem no grego sophia, significa literalmente “sabedoria”. É também traduzido como a figura feminina para “o Verbo”, significando santidade.

Julia:
Significa “fofa”, “macia”, “felpuda”, “jovem” ou “filha de Júpiter”.
É a variante feminina de Júlio, que tem origem no latim Julius, derivado do grego Ioulos, que quer dizer “barba, felpudo, fofo, macio”, e refere-se aos pelos faciais dos jovens masculinos, significando por extensão “jovem, jovial”.

Alice:
Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
Tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, que tem origem no germânico Adelheid, composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie, tipo, qualidade”.
O nome Alice se tornou muito popular na Inglaterra e na França por volta do século XII, sob as formas de Alesia e Alicia.

Manuela:
O nome Manuela transmite a ideia de singeleza, beleza e simplicidade. Pessoas com esse nome são muito dedicadas no trabalho e perfeccionistas. O nome transmite a ideia de que é alguém que vive em paz com todo o mundo, e é apaixonada.

Isabella:
Variação do nome Isabel. Significa “casta”, “pura”.
Originado no nome hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura”.

Laura:
Significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”.
Laura é o feminino do nome Lauro, e deriva do latim laurus que significa “loureiro”, que simboliza através da coroa de louros na Antiguidade a vitória.
A coroa de louros era o prêmio dado aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade, por isso, quem dava o nome Laura ou Lauro a seus filhos tinha o significado “vitorioso”, “triunfante”, em mente.

Maria Eduarda:
Significa “senhora soberana guardiã das riquezas” ou “senhora soberana rica guardiã”.
Nome composto pelos nomes Maria e Eduarda. A origem mais provável para o nome Maria, deriva do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “vidente”.
O nome Eduarda, feminino de Eduardo, tem origem no germânico Edward, composto por ead “rico, abençoado” e weard “guardião”.

Giovanna:
Giovanna é a forma italiana e feminina do nome próprio João. No italiano é o feminino de Giovanni. O seu equivalente em português seria Joana.
Todos os nomes citados acima emanam do hebraico e são uma versão de Iohanan.
Este nome significa “dávida de Deus” ou “presente de Deus”. Outros possíveis significados são: “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Valentina:
Nome com origem no latim valente que significa forte, robusto ou corajoso.

Beatriz:
Significa “a que traz felicidade” ou “viajante”.
Tem origem no latim Beatrice, a partir de beatus “abençoado”, beare “para fazer feliz”, significa “a que traz felicidade”.
Outra possibilidade é que tenha vindo de Viatrix, derivado do latim antigo viator, que quer dizer “viajante, peregrino”.
A dúvida sobre a real origem se dá em virtude dos elementos “Bea” e “Via” terem pronúncias semelhantes no latim antigo.

Veja a lista completa dos 100 nomes mais registrados aqui.
Consulte o significado de outros nomes

Tags: ,

3 comentários em "Os nomes mais registrados e seus significados"

  1. deborah disse:

    como e o mel significado de deborah felix

    1. A origem do nome é o hebraico. O significado do nome Deborah pode ser “enxame de abelhas” ou, simplesmente, “abelha”. Segundo os capítulos 4 e 5 do Livro dosJjuízes da Bíblia, Deborah foi a profeta do Deus dos Israelitas, a quarta juíza de Israel (antes da monarquia), além de conselheira e guerreira.

  2. isabela disse:

    isabela com 1 L é muito melhor do que com dois Les(LL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2018 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana