Pai solteiro é herói?

Um pai chega com duas menininhas menores de dois anos no restaurante do hotel. Elas ficam boazinhas sentadas à mesa enquanto ele se serve no buffet para o café-da-manhã.

Não tem choro, nem manha. As meninas esperam pelo pai enquanto se divertem com os saquinhos de açúcar da mesa (quem nunca?).

O pai, tranquilamente, volta para o seu lugar. Serve as meninas. Elas comem, brincam, riem e terminam a refeição alguns minutos depois quando saem pelo salão no colo do papai.

A cena não é usual (mas deveria) e pipocou várias vezes para mim no último final de semana.

pai-solteiro-duas

Faltou dizer que esse pai tinha, para a maioria dos presentes, uma aura de super herói, uma capa imaginária assim como inúmeros super poderes.

Confesso que minha curiosidade foi aumentando a cada refeição. Eu queria saber porque ele estava lá, num típico hotel família, sem a esposa. Mas a possibilidade de uma gafe me fiz recuar. Eu já queria que ele fosse personagem de um post aqui no blog!

Por que é estranho ver um pai solteiro?

rick martin pai solteiroEu queria saber onde estava a mãe daquelas crianças e, era bem provável, que não estivesse lá, ou estivesse em uma convenção lá dentro do hotel (mas que eu não vi nenhum sinal). Pode ser que ele seja sim um pai solteiro e levou as duas pequenas para passear, afinal esse era o final de semana dele na guarda compartilhada.

Pode ser ainda que ele seja viúvo, ou que a esposa estivesse fora do país e ele quis minimizar a saudade levando as meninas para um hotel cheio de atrações. Ou que ele é pai solteiro, adotou duas irmãs sozinho. Sei lá!

Eu fiz essas reflexões. Olhei curiosa mas depois comecei a olhar normalmente afinal, o tempo todo nos deparamos com mães na mesma situação em shoppings, parques temáticos, parquinhos, clubes etc.

Sim, ainda é estranho para mim e olha que eu estou longe de ser machista. Mas a comoção das pessoas ao redor me fez entender que é MUITO estranho para a maioria. E me incomodou.

O pai levantava da mesa já tinha duas ou três pessoas ao redor para ficar de olho nas meninas sozinhas. O pai solteiro ia tranquilão visitar o buffet.

O mais esquisito é que nas outras dependências do hotel não nos víamos. Apenas nas refeições mesmo.

No almoço do domingo, último momento de encontro entre as famílias, quando ele se levantou para sair do salão diversas mesas sorriam e acenavam para as menininhas (que eram realmente uma graça). Mas aquilo me soou ainda mais esquisito se eu trocasse a figura do pai pela de uma mãe.

E, caso as meninas fossem desastradas ou bagunceiras a mesa certamente ouviríamos coisas como: nossa, cadê a mãe dessas crianças?

Sim, a sociedade é machista e endeusa o pai solteiro que encara o dia-a-dia com os filhos numa boa. Ou mesmo aquele pai que compartilha todas as responsabilidades com a mãe. Isso ainda causa estranhamento mas, de verdade, não deveria né?

Se o pai solteiro é herói, temos milhares de heroínas por aí também né?

beijos
Lele

11 comentários em "Pai solteiro é herói?"

  1. Márcia Carvalho disse:

    Com certeza! Milhares de ótimas mães criam seus filhos sozinhas, ninguém vê! Deveriam ser classificadas como heroínas!

  2. Claudia Bins disse:

    Sempre considerei mães solteiras heroínas. A maternidade é muito difícil quando temos um pai presente, eu só imagino quando ele não está. Concordo com você que nossa sociedade é machista e cabe à nós, mães, entendermos essa situação e modificarmos os futuros papais e mamães, para que isso mude.

    @AsPasseadeiras

  3. Verdade o pai solteiro é sempre o herói e quando a figura materna ocupa o lugar do pai nessa ilustração só ouvimos comentários negativos, conclusões precipitadas e até palavras ofensivas! Esse cenário precisa em muito mudar!

  4. Tania Santos disse:

    Adorei o post, e confesso que fiquei bem curiosa também sobre “e a mãe?”. Engraçado como ainda não vemos isso como uma situação normal, pois se fosse o contrário, ninguém teria essa curiosidade! Ia pensar, mãe solteira, mais uma e blablabla, mas quando é o contrário, já “endeusamos” o pai, como super pai, pai herói, e na verdade não faz mais que a obrigação também!! Pai é pai!!!

  5. Ana Claudia disse:

    Realmente é uma cena que deve chamar atenção. As pessoas olham com cara de espanto e até julgam algumas mães por deixarem os filhos com os pais e saírem para viajar ou passear com as amigas. O preconceito está nas mesmas pessoas que acham que esse homem é um herói. Ele é um herói assim como as mães também são.
    Esse seu post serve também de reflexão para muita gente. Eu adorei.

  6. Melina disse:

    Totalmente coerente!
    Eu tenho um tio que se tornou pai solteiro aos 40! Por decisão dele e a guarda é dele também. Ele teve dois filhos e desde pequenos vivem com ele. Hoje já são adolescentes :)
    Realmente a sociedade não está preparada! Bela observação.
    bj grande :*

  7. Ota disse:

    A primeira vez que vi esse pai, nem me atentei que ele estava sozinho.
    Mas sabe o que mais me chamou a atenção?
    Foi que a maioria da pessoas que ficaram “encantadas” com esse pai, eram mulheres.
    Observei que os homens que perceberam essa situação, foram alertados pelas suas esposas.

  8. Pois é as pessoas se acostumaram com as mães solteiras mas esquecem que também há pais assim. Outro dia fui no consultorio do medico e era o pai que acompanhava as duas crianças. As mães ali ficaram “chocadas” e eu nem entendi porque! Pai também tem que participar.

    Independente de mãe ou pai solteiro, os dois são GUERREIROS. Criar um filho sozinho não é pra qualquer um não.

    http://www.arianebaldassin.com/

  9. Oi Lelê,
    por mais que não nos consideremos machistas, ás vezes ainda mantemos um olhar machista por anos de criação com esse foco. Leva tempo para desconstruir tudo isso.
    Adorei o post como pai personagem e a reflexão.
    beijos
    Chris

  10. WENDEL MACHADO disse:

    Engracado que a maior preocupacao aqui e se preocupar com os “istas” da vida. Nos temos jornada dupla assim como voces, quando tambem trabalham, com uma carga de preconceito nojento que ja comeca desde o Promotor nos olhando no dia da conciliatoria da guarda, com aquela cara de quem esta dando um indulto a um maniaco, ate a ridicula cara de do das pessoas, como se fossemos incapazes de cuidar de uma crianca, incluindo os chefes imbecis que quando ficam sabendo que alem do trabalho na nossa vida, temos a responsabilidade dos filhos, nos olham como pessoas que “necessitam de cuidados especiais” na empresa. Essa tendenciosidade de achar que nao merecemos merito de herois porque voces acham que nao tem so revela uma postura egoista e bem regada com certeza a um sexismo retardado. Parem de julgar como se entendessem da realidade do sexo oposto por suas proprias conviccoes. As pessoas sao diferentes e sao unicas em seus aspectos e voces nao ajudam com essa parcialidade toda. Pai solteiro e heroi sim porque para criar filho nesse mundo de hoje tem que ser heroi. Ass: Pai Solteiro indo fazer o jantar…

    1. Parabéns para você.
      Minha visão é bem parecida com a sua.
      Acho ótimo que haja alguém como você, com suas convicções, cuidando de um filho integralmente.
      Tenho amigos na mesma situação e admiro, assim como admiro mães solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana