Hoje eu trago para vocês uma lenda folclórica que explica porque o pinheiro é a árvore de Natal. Muito linda a história. Espero que gostem!
Quando o Menino Jesus nasceu todas as pessoas ficaram alegres. Todos queriam levar-lhe um presente, até os animais e as plantas estavam felizes pelo nascimento de Jesus.
Perto do estábulo onde o Menino Jesus dormia em um berço de palha, havia três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro que viam aquela gente que ia e vinha passando embaixo de seus galhos.
Os reis traziam coisas preciosas. Os pastores traziam frutas e lã de seus carneiros. Um pequeno pastorzinho trouxe um carneirinho bem branco. As três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus: “Eu vou dar minha palma maior, a mais bela, para que a mãe abane docemente o bebê”, disse a palmeira. “Eu vou apertar minhas olivas e elas servirão para amaciar suas mãozinhas e seus pezinhos, disse a oliveira.”
“E eu, que posso dar?” Perguntou o pinheiro. “Você – responderam as outras – você não tem nada para dar. Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus.” O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente: “É mesmo, vocês têm razão, não tenho nada para oferecer”.
Um anjo que estava ali perto escutou a conversa e teve pena do pinheiro tão humilde, tão triste que nada podia fazer. E ele disse para o pinheiro “Não fique triste enquanto todo mundo está alegre”. Vamos ajudar você.
Lá no céu, as estrelinhas começaram a brilhar: o lindo anjinho olhou para o alto e as chamou. No mesmo instante, elas desceram com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho, que ficou iluminado.
Lá no bercinho, dentro do estábulo, os olhos do Menino Jesus, ao ver aquela árvore tão linda, ficaram brilhando, felizes.
É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam suas casas com luzes, estrelas e pinheiro na época do Natal.
————-
Todos nós temos qualidades! Precisamos às vezes olhar sob outro ponto de vista para entender isso…
beijão
Lele
Material cedido pela Escola Waldorf Francisco de Assis
Tags: especial de natal2008-2022 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana