Por que o pinheiro é a árvore de Natal?

Hoje eu trago para vocês uma lenda folclórica que explica porque o pinheiro é a árvore de Natal. Muito linda a história. Espero que gostem!

Quando o Menino Jesus nasceu todas as pessoas  ficaram alegres. Todos queriam levar-lhe um presente, até os animais e as plantas estavam felizes pelo nascimento de Jesus.

Perto do estábulo onde o Menino Jesus dormia em um berço de palha, havia três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro que viam aquela gente que ia e vinha passando embaixo de seus galhos.

Os reis traziam coisas preciosas. Os pastores traziam frutas e lã de seus carneiros. Um pequeno pastorzinho trouxe um carneirinho bem branco. As três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus: “Eu vou dar minha palma maior, a mais bela, para que a mãe abane docemente o bebê”, disse a palmeira. “Eu vou apertar minhas olivas e elas servirão para amaciar suas mãozinhas e seus pezinhos, disse a oliveira.”

“E eu, que posso dar?” Perguntou o pinheiro. “Você – responderam as outras – você não tem nada para dar. Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus.” O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente: “É mesmo, vocês têm razão, não tenho nada para oferecer”.

Um anjo que estava ali perto escutou a conversa e teve pena do pinheiro tão humilde, tão triste que nada podia fazer. E ele disse para o pinheiro “Não fique triste enquanto todo mundo está alegre”. Vamos ajudar você.

Lá no céu, as estrelinhas começaram a brilhar: o lindo anjinho olhou para o alto e as chamou. No mesmo instante, elas desceram com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho, que ficou iluminado.

Lá no bercinho, dentro do estábulo, os olhos do Menino Jesus, ao ver aquela árvore tão linda, ficaram brilhando, felizes.

É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam suas casas com luzes, estrelas e pinheiro na época do Natal.
————-

Todos nós temos qualidades! Precisamos às vezes olhar sob outro ponto de vista para entender isso…
beijão
Lele

Material cedido pela Escola Waldorf Francisco de Assis

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana