Preparado para ser pai?

Quando as mulheres engravidam elas viram o foco de todas as perguntas e preparativos que envolvem a gestação. Claro que as mulheres sentem (e vivem) todas as mudanças desse momento antes do pai, mas será que eles também não precisam de atenção e preparação?

Depois que a maioria das minhas amigas já foi mãe, alguns amigos estão na fase de se tornarem pais e estão sentindo na pele que tudo é com a mulher.

preparado-para-ser-pai

Mas a minha pergunta é: você está preparado para ser pai?

Ser pai deveria ser uma escolha bem consciente, mas não é maioria. Muitas pessoas/casais tem filhos por convenções sociais, por pressão, por inconsequência. Um erro, sem dúvida. Ser pai (ou mãe) precisa ser uma decisão bem consciente.

Um colega meu me disse que o pai só se dá conta da paternidade (de fato) depois que a criança já está em casa… uns dias depois da alta do hospital. Eu acho um exagero, mas acho que para os pais é mais difícil cair a ficha, não só pelos aspectos físicos inexistentes, mas também porque a demanda inicial é com a mãe mesmo né?

Mas a verdade é que, quanto mais próximo da mãe o pai estiver ao longo do pré-natal, mais cedo ele toma consciência da paternidade, se está preparado para ser pai (ou se está se preparando).

Então futuras mamães, chamem os papais para ajudar nas decisões, não adianta querer ajuda e não aproximá-lo das coisas do dia-a-dia.

Além disso, PAPAIS, nós queremos que vocês sejam atenciosos, prestativos mas não porque estamos sensíveis, e sim porque ser pai é isso. Não é “ajudar”, é dividir responsabilidades e tarefas. Se a mãe acorda 2x por noite para amamentar, você pode deixar o café pronto para vocês. Que tal?

Você passou o dia todo trabalhando e a mamãe cuidando do filho, um trabalho de extrema atenção e dedicação. Chegue em casa e fique com o bebê para a mamãe tomar um banho digno sem se preocupar se o bebê está chorando.

Com o passar do tempo, e com uma rotina de colaboração estabelecida, fica mais fácil levar a nova vida, cada um no seu papel, mas com o objetivo comum de criar filhos com amor.

Tags: ,

2 comentários em "Preparado para ser pai?"

  1. Gabis Miranda disse:

    Adorei! Você sempre tão delicada para passar os avisos. rsrsrs
    Acho que os pais demoram um pouco mais para se dar conta da nova realidade, mas nada que fazendo tudo junto com a mamãe durante a gestação, não o traga rápido para a nova realidade.
    beijo

    1. É isso aí Gabis!
      O meu obstetra falava sempre que o pai junto é um ganho para todos desde o pré-natal!

      beijao
      Le

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana