Prevenindo incômodos da gravidez

Gravidez é mesmo um estado de graça. Claro que tem uma fantasia exacerbada sobre a beleza desse momento da mulher, mas a gente sabe que tem muitos incômodos que duram o primeiro trimestre e podem atenuar no segundo semestre. No terceiro piora…

Muitos desses incômodos da gravidez estão relacionados aos cuidados com a pele: a barriga que estica (a partir da oitava semana), os seios mais fartos e as manchas no rosto, por exemplo.

incomodos da gravidez

Mesmo com uma alimentação balanceada e uma rotina ativa de exercícios, é possível que as temidas estrias apareçam em regiões como a barriga, os seios, a coxa e bumbum, devido ao estiramento da pele e rompimento das fibras de colágeno, além do ganho de peso normal e necessário para o desenvolvimento do bebê. Mas elas podem ser evitadas com uma alimentação saudável, ingestão adequada de água, controle do peso e hidratação diária.

Outra mudança dermatológica recorrente durante a gravidez são as manchas no rosto e na linha média da barriga, as quais aparecem devido ao aumento da produção de hormônio e à exposição solar da pele. Assim como as estrias, elas também surgem por uma predisposição genética. Nesse caso, a orientação médica é se proteger do sol, com o uso de filtro solar e chapéu para amenizar o problema.
A produção e a alteração dos hormônios no período podem deixar as futuras mães sonolentas e com mais apetite, além de ocasionar certo desconforto com enjoos e azia. A dica é escolher bem os alimentos que serão consumidos e descansar sempre que possível.

Ainda no início da gravidez, os seios começam a crescer, já sendo preparados para a amamentação. É quando as mulheres podem utilizar sutiãs mais confortáveis e próprios para o momento.

Vasos e varizes nas pernas também tendem a aparecer ou aumentar durante os nove meses de gravidez devido à mudança na circulação sanguínea e também aos hormônios. Neste caso, evitar o ganho de peso em excesso pode fazer diferença, assim como deixar de lado sapatos de salto e recorrer à drenagem linfática.

E para que o corpo continue bonito e saudável mesmo com todas as transformações normais no corpo durante a gestação, temos mais algumas dicas:

– Praticar exercícios físicos de baixo impacto; ioga e alongamento podem ser ótimas opções.
– Beber bastante água.
– Evitar alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos.
– Manter o corpo hidratado, principalmente as regiões do rosto e da barriga.
– Fazer pequenas refeições e de três em três horas.
– Descansar e dormir bem.

Espero que gostem das dicas.

beijão
Lele

2 comentários em "Prevenindo incômodos da gravidez"

  1. Gabi Miranda disse:

    Desde o final do segundo trimestre, tenho sentido umas puxadas no bumbum/perna, dizem que é nervo ciático. Agora tem ficado mais intenso. As vezes estou andando de boa e de repente recebo aquela puxada que me deixa torta. Não tenho feito exercício nessa gestação, o que acho uma pena. Na do Benjamin ainda fiz hidroginástica e foi muito bom.
    beijo

    1. Pois é Gabis, eu tb não me cuidei tanto na gestação do Tato e senti o reflexo disso no final da gestação e no pós-parto.
      Precisa se cuidar hein?
      bjs
      Lele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana