Quando procurar uma fonoaudióloga?

Isa, com quase 6 anos, ainda não fala o r do meio das palavras (barata, cadeira etc). Digo ainda porque normalmente aos 4 anos a criança já fala. Comentei com a pediatra e ela encaminhou o pedido para análise da fonoaudióloga.

Fiquei me perguntando se tinha bobeado e perdido o tempo certo de “quando procurar uma fonoaudióloga” e fui pesquisar algumas coisas para dividir com vocês.

O primeiro ponto é entender a diferença entre FALA e LINGUAGEM.
– A fala é a expressão verbal da linguagem e envolve a articulação dos sons para a produção de palavras.
– A linguagem é muito mais ampla e se refere a todo o sistema de expressão e recepção da informação. Consiste em compreender e ser compreendido por meio da comunicação verbal, não verbal e escrita.

Como identificar atrasos

Entre 12 e 24 meses
– a criança não gesticula para apontar ou saudar com as mãos aos 12 meses
– utiliza gestos e não a voz aos 18 meses
– não consegue imitar sons aos 18 meses

A partir dos 2 anos:
– só faz imitação e não fala espontaneamente
– faz sons ou diz palavras repetidas
– não segue instruções
– tem um tom de voz incomum (muito aguda, nasalizada ou grave)
– dificuldade dos outros para compreender o que diz se comparado a crianças da mesma idade

Causas para atrasos no desenvolvimento de fala e linguagem

As causas podem ser:
– orgânicas: alterações nos órgãos
– cognitivas: dificuldades intelectuais
– psicológicas: problemas emocionais que prejudicam o desenvolvimento
– sócio-culturais: ambiente pouco estimulante e sem bons exemplos de fala

Fizemos a primeira consulta com uma fono indicada e, nesse dia, ela fez algumas dinâmicas com a Isa para entender o nível do problema e, embora seja algo simples, não há como prever o tempo de tratamento. O r no meio das palavras é traiçoeiro… É o último fonema a se desenvolver.

Isabela não tem problema de linguagem, a fono ficou até bem impressionada com o vocabulário e formas de expressão. No caso dela estamos tratando um atraso no desenvolvimento da fala. Estamos fazendo sessões semanais de 45 minutos e levamos “lição de casa” para fazer alguns exercícios. Isabela é empenhada, curte fazer os exercícios e mostrar como está sendo seu progresso.

Mas, vou dar para vocês a dica mais importante: quando você suspeitar de qualquer problema no desenvolvimento do seu filho, seja ele em qual nível for, a melhor forma de ajudá-lo é RECONHECER e TRATAR o mais rápido possível. No caso da fono, assim que as sessões começam seu filho irá se comunicar melhor com você e com o mundo.

Fonte: Fonológica

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