Quarentena: brincadeiras entre pais e filhos que treinam habilidades socioemocionais

Jogos e neuróbicas aliviam o tédio e ainda exercitam habilidades importantes para o período de isolamento social, como a paciência.

Quarentena: brincadeiras entre pais e filhos que treinam habilidades socioemocionais

Já não é mais novidade que crianças apoiadas e incentivadas pelos pais têm um cérebro mais preparado para novos aprendizados e para enfrentar situações de estresse, como a que estamos vivendo na pandemia de coronavírus, que nos forçou ao isolamento social.

Precisamos agora, mais do que nunca, saber esperar e saber respeitar o outro. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos tendem a ficar entediados, ansiosos e nervosos com tanto tempo ocioso dentro de casa.

A situação exige paciência e uma série de outras habilidades socioemocionais como resiliência, determinação e disciplina para reorganizar a rotina e ainda não deixar o cérebro preguiçoso e a mente perturbada.

É importantíssimo praticar atividades lúdicas, com jogos, brincadeiras de roda e neuróbicas, as atividades desafiadoras que tiram o cérebro da zona de conforto.

Pode-se considerar o uso do jogo como fundamental neste momento, o que na verdade vai trazer benefícios não somente para este momento, mas para a hora do retorno à vida normal, para a escola e para a convivência social no futuro.

Os jogos ajudam as pessoas a compreender outros pontos de vista, respeitando o tempo e o modo de agir e pensar do outro, desenvolvendo assim suas habilidades socioemocionais.

Segundo a neurociência, o cérebro tem uma incrível capacidade de se modificar ao receber estímulos e isso não somente na infância, mas na vida adulta também.

FONTE: Content brz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana