Que tal uma carona?

Dia desses voltando do almoço (vou com o marido a pé almoçar no shopping aqui ao lado, na maioria dos dias) vimos uma mãe parando para pegar uma criança num dos prédios.

A mãe com duas crianças no carro estava “coletando” uma criança de outra família para irem juntos para a escola.

Na hora eu falei para o Ota: “é legal a iniciativa da carona, mas não deve ser fácil ter um esquema assim.”

Vou explicar meu raciocínio: sou super chata com horário, chego antes, sempre. Para conseguir uma carona é preciso ter afinidade nisso, além da amizade. Na hora Ota falou: dependendo do amigo prefiro nem marcar carona.. hehe e é verdade!

carona

Por aqui Tato sempre coloca os bonecos ao lado também! hahaha

Dicas para praticar a CARONA

Mas as questões que envolvem a carona vão muito além! Vamos ver essas dicas da Ford?

 

  • Primeiro, é necessário selecionar interessados que vivem na mesma região e tenham crianças estudando na mesma escola ou em outras próximas.
  • Definir claramente a rota e locais de ponto de encontro para busca e o retorno das crianças. Realizar um sistema de rodízio entre os pais, que pode ser semanal.
  • Criar um grupo no celular para comunicação instantânea por meio de um aplicativo de mensagens, facilitando o contato direto entre os responsáveis. Também ajuda a informar imprevistos durante o percurso.
  • Certificar-se sobre a segurança dos ocupantes antes de iniciar o trajeto. Mesmo em distâncias curtas, é mandatório que todos estejam usando cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, o que é exigido também para as crianças. Segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), caso a criança tenha menos de 1,45 m de altura, é obrigatório ainda o uso de cadeiras infantis, que podem variar de acordo com idade e peso.
  • Nunca parar em fila dupla porque, além de prejudicar o tráfego de outros veículos, as estatísticas mostram que podem causar acidentes. É recomendado chegar à escola com alguma antecedência.
  • Reunir todas as crianças durante embarques e desembarques, facilitando a organização para maior segurança.
  • Manter os ocupantes entretidos, evitando agitação e “bagunça”.  Conforme a idade, alguns brinquedos ou jogos podem ajudar a passar o tempo, tornando o percurso uma experiência mais divertida e a chegada às aulas, mais prazerosa.
  • Finalmente, o trânsito consciente é uma responsabilidade de todos.

Excelentes dicas né?

Uso responsável do carro pela economia de tempo de todos!

beijos
Lele

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana