Ser mãe é conciliar

ser mãe é conciliar
Dia desses ouvi um relato de uma amiga dizendo que não é muito amiga da sua irmã. E, numa leitura muito clara da situação ela disse: minha mãe resolvia os conflitos nos separando: um quarto pra cada uma, um brinquedo para cada uma e assim por diante.
Nesse momento, embora estivéssemos conectadas por outro assunto, acendeu uma luzinha na minha cabeça. Uma luz não de ideia, mas de ALERTA!!
Irmãos brigam, se desentendem. Isso é da natureza das relações fraternais. Ora porque querem a mesma coisa (brinquedos, roupas, comidas), ora porque querem coisas diferentes (passeios, amigos, atenção).
Mas a mãe (e o pai também, claro) tem papel fundamental na construção dessa relação entre irmãos. Ser mãe e pai também significa ser conciliador. Precisamos ajudar os filhos nesse processo, nessa amizade e relacionamento.
Já falei uma centena de vezes aqui que minhas irmãs são minhas melhores amigas. Cada uma no seu momento e do seu jeito, eu não saberia viver sem a amizade delas. E, como é normal, algo diferente do nosso modo nos causa estranheza… Por isso meu alerta com a fala da minha amiga também.
Meus pais sempre incentivaram que ficássemos juntas. Sempre fizemos muitas coisas juntas, mesmo que a contra gosto. Mas hoje vejo que isso foi bom para nos conhecermos bem e sabermos como lidar com cada uma em cada situação.
A prova maior dessa convivência forçada é que dormimos no mesmo quarto a vida toda. E minha irmã, já na faculdade, buscava a gente na escola na volta enfim, meus pais não aliviavam. Tínhamos que estar juntas. E esse ensinamento nos ajudou a conviver com as diferenças entre nós, em todas as esferas.
Hoje, adultas, cada uma em sua casa, com sua vida e afazeres, nos reunimos em volta dos nossos pais. Talvez não com a frequencia ideal (??) mas nos reunimos em torno do amor de nossa família. Realmente uma conciliação promovida pelos meus pais e para eles.
beijos
Lele

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana