Troca-troca da lancheira

Não é de hoje que falo sobre a alimentação dos meus filhos e sobre minha preocupação em montar uma lancheira saudável para eles. Esse é tema recorrente não só aqui no blog, mas também nas conversas com outras mães, com minha irmã – que é a diretora da escola onde meus filhos estudam e com as professoras deles.

Fato é que eu penso na lancheira obsessivamente sistematicamente para trazer variedade, claro, mas também equilíbrio na composição. Variedade porque eles se cansariam facilmente se eu sempre mandasse os mesmos lanches e equilíbrio porque acredito que os hábitos de casa devem ser repetidos na escola.

Mas o mundo não pode ser assim tão previsível onde tudo o que a mãe e o pai dizem os filhos acatam e fazem sem desvios não é mesmo? Pois bem. Além do interesse sem fim da Isabela em comer na cantina da escola, atualmente está na moda o troca-troca da lancheira. Eu não sabia mas é uma prática muito comum, que rendeu até matéria na televisão.

A verdade é que as crianças tem vontade de comer outras coisas mesmo que o seu lanche seja delicioso, variado e equilibrado. Eles querem o do outro um tanto porque estão socializando e outro tanto, eu acredito, pelo simples fato de fazer algo diferente do que a mãe orientou. Coisas de filhos!

Como eu lido com esse troca-troca da lancheira? Com um pouco de frustração, mas tento não estressar. A conversa é a base de tudo aqui e eu só descobri que ela trocava lanche porque me contou. Oriento quais trocas são permitidas, em qual quantidade e por quantas vezes na semana. Proibir não é o caminho, mas orientação sim. Sempre!

Se o seu filho tem restrições alimentares sérias (alergias, por exemplo) avise a todos e fale com mais rigor. Não permita a troca. Isso é sério e pode causar problemas para todos (criança, pais e escola).

O que vale a pena nisso tudo? Vários amiguinhos (tanto da Isa quanto do Tato) estão melhorando a qualidade do lanche. Soube por eles e pelas professoras que os amigos pedem para levar frutas, milho cozido, queijo branco, sucos naturais. Eu fiquei feliz mesmo sabendo que algumas mães podem não ter ficado tanto assim! hehehe

3 comentários em "Troca-troca da lancheira"

  1. Odilon disse:

    Iniciando a série de parabéns, pelo texto publicado no blog e no Desabafo. Lindo. E muito verdadeiro. E pela mocinha. Sabe porque ela se desenvolve bem? Amor, isto é o principal. Engorda e cresce qualquer anjinho.

  2. é assim mesmo.. quando vc menos esperar ela vai estar falando e andando.. hihihi beijos

  3. Luana disse:

    Oi Lele!
    Olivia passou ontem pra fralda média tb! Uma coisa!
    Ah, coloquei um link pra essa sua postagem l’no blog, tá!
    Bjs,
    Luana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana