Wanessa Camargo e a velha discussão sobre parto normal ou cesárea

Sempre que alguém famoso aparece dizendo que fez parto normal é um rebuliço na mídia… e entre os grupos maternos. E me espanta o quanto isso faz barulho porque deveria ser, simplesmente, normal…

O rebuliço mais recente foi causado pelo VBAC (Vaginal Birth After Cesarean) ou seja, pelo parto vaginal após a cesárea de Wanessa (Camargo). E aqui vale a ressalva de que eu também fiquei surpresa com isso, mas muito feliz por ela. Como ficaria por qualquer amiga minha que optasse por tentar.

Foto: Instagram

Foto: Instagram

Me lembro claramente de uma consulta minha com o meu obstetra – que é cesarista mas me encorajou a dois partos normais, enquanto eu esperava para ser atendida, mãe e filha (grávida de 30 e tantas semanas) conversavam sobre o parto na água de Gisele Bundchen. E riam, debochavam e argumentavam que era só para gerar mídia… Oi? Eu acho loucura demais pensar no mundo dessa forma. Por dessa forma entenda-se: “diferente de mim não deve ser verdade/bom/correto”.

Parto é normal. Cesárea é cirurgia. Só pensando assim já dá uma boa noção da diferença entre eles.

Mas eu nem quero escrever um texto ativista sobre parto normal ou cesárea. Só quero reforçar algo que venho falando aqui com frequência: informe-se! Faça um bom pré-natal, converse com seu médico, entenda as indicações e riscos de cada tipo de nascimento e siga em frente.

O mais importante é estar segura e tranquila com as suas escolhas.

parto-normal-informacao

E para quem quiser ler mais sobre o assunto, indico esses dois textos que acho ótimos:

Café Mãe – sobre os mitos que caem por terra quando uma celebridade diz que teve um parto normal.

Grupo GAMA | Maternidade Ativa – Palavra de Parteira, sobre o que a mãe que teve um parto normal está querendo dizer quando conta sobre o seu parto.
Aqui um trechinho:

Você mulher, mãe, que teve uma cesariana (necessária ou não) quando teve seu(s) bebê(s), antes de mais nada queria lembrar que nós sabemos que você é uma mãe maravilhosa, competente, amorosa e tão boa quanto qualquer outra mãe boa. A via de parto não nos faz mais ou menos mães, mais ou menos mulheres, mais ou menos seres humanos. Eu tive uma cesariana há 15 anos, um parto normal há 12 anos, e me considero uma mãe boa o suficiente para ambos. E não amo um mais que outro.”

Boa leitura e boas escolhas!

beijos
Lele

Tags: ,

5 comentários em "Wanessa Camargo e a velha discussão sobre parto normal ou cesárea"

  1. Christiane Gomes Mazzola disse:

    Já pensou no absurdo? Uma mulher linda, multimilionária, que vira notícia só de por o pé na rua, ter um parto que sim, é heterodoxo, só para gerar mídia?

    1. Pois é Chris… acho que as pessoas andam criticando tudo o que é diferente do que elas fazem/fariam porque estao acostumadas a viver com a massa… sem questionar… seguindo o fluxo.
      Adoro qdo vc comenta por aqui!
      bjsss

  2. Tive 4 gestações, 3 bem sucedidas, todas de parto normal, por opção e não me arrependo, ao contrário da minha irmã, que tinha medo do parto normal e optou por cesariana e se arrependeu depois. Com certeza a falta de informação gera tudo isso, é preciso se informar antes de tomar qualquer decisão. Adorei seu texto!

    bjokas!
    http://maeaocubo.com.br

    1. Monique, eu também optei pelo parto normal e hoje, se engravidasse de novo, tenho certeza que manteria essa decisão.
      Informação é tudo, para ficar tranquila e escolher bem!
      Adorei ter você me visitando por aqui
      beijos
      Lele

      1. Eu tb, se pudesse, teria tantos partos normais precisasse, mas infelizmente optei por fazer a laqueadura, não por mim, mas pelo marido, sofro até hoje com essa decisão. Amo ser mãe e estar grávida é simplesmente maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana