Acampamento militar para educar crianças…

…tem algo de muito errado no mundo. Mesmo!

Domingo o Fantástico apresentou uma matéria sobre um acampamento militar para educar crianças. Pois é, você não leu errado não.

acampamento-militar-fantastico

Assistindo a matéria posso dizer que me deu até ânsia de vômito tamanha a violência. Não “apenas” a violência física mas, especialmente, a violência e agressões verbais.

Quem me acompanha por aqui ou me conhece pessoalmente sabe o quanto sou contra a violência, seja ela de qual forma for. Sim, eu perco a paciência, dou meus berros, mas não falo aquilo que possa macular meu vínculo materno com meus filhos, nem os diminui ou deprecio de forma alguma.

Já falei sobre o quanto nós somos responsáveis pela construção da auto-imagem de cada filho quando resenhei o livro “O poder do discurso materno” e, de la pra cá, essas convicções só ganham mais embasamento e força dentro de mim.

O tal acampamento é indicado para crianças indisciplinadas e uma das mães entrevistadas diz: eu não sei mais o que fazer. Mas mostra que ela só grita, fala grosserias e tem maus exemplos (dela, do pai ou tios próximos). Então, cara mãezinha que me lê nesse momento eu lhe pergunto:

Por que o filho é mal criado?

Fica claro para mim que falta exemplo, pulso, educação mesmo. Educação pelo exemplo, sempre.

Se a pessoa só grita com o filho, quer receber o que de volta? Na minha opinião só tem duas saídas: ou alguém que grita ou uma criança submissa e retraída que, no dia que explodir, vai dar trabalho ainda maior.

Uma amiga minha questionou esses dias: por que as pessoas falam em criação com apego? Existe outra forma? Bem, se ela viu a matéria no Fantástico ficou claro que sim…. você pode criar seu filho com apego ou com medo, coação.

E, para fechar a matéria fizeram uma enquete perguntando se os pais brasileiros mandariam os filhos mal criados para o tal acampamento e, qual não foi a minha (triste) surpresa?

86% dos pais que responderam à pesquisa, disseram que mandariam seus filhos.

O que??

Quem tem que educar os filhos? O acampamento?

Os avós, a escola, o pediatra, a vizinha, a cuidadora… qualquer pessoa menos pai e mãe né? É isso que fica implícito não?

Se a criança é mal educada, mal criada a culpa é de quem? P@#&! Dos pais né?

Chega de delegar a educação, chega de culpar o outro (aliás isso vai render outro post), chega de bizarrice. Se não assumirmos a responsabilidade como pais, adultos teremos em breve uma sociedade que não assume nada, que não busca fazer mais do que está a sua mão.

Me desanima ver esse quadro desolador de pais que tem filhos mas não medem a dimensão/consequência disso. Assuma a responsabilidade sobre seu filho, crie essa consciência, tenha filhos porque deseja – e não por pressão das pessoas, alegre-se por cada descoberta dos filhos e não desanime nos obstáculos, não pule etapas, não tome atalho nem o caminho mais fácil.

Educar, na essência, não é fácil. É trabalho diário, constante e, claro, exaustivo.

Mas, se queremos um mundo melhor precisamos dessa disposição e disponibilidade.

Ufa! Desabafei.

beijos
Lele

 

6 comentários em "Acampamento militar para educar crianças…"

  1. Geente! Eu não vi Le, tava com visita em casa domingo, mas choquei só de ler seu texto… E infelizmente nos últimos tempos a gente tem visto isso mesmo, pais que perderam o controle e querem delegar e educação a terceiros, mesmo que seja em bases extremas. Um horror… Esses dias eu vi uma tirinha que reflete um pouco de tudo isso, de como os pais hoje em dia andam delegando a terceiros o comportamento dos filhos, vou procurar e te mando. Depois vou ver se tem o link da matéria no site do fantástico.. beijo querida, adorei o post!!

    1. Oi Cy! Pois é… uma loucura!
      eu fiquei passada, Isa ficou assustada e disse: eu não quero ir para esse lugar ta mãe?
      judiação
      bjs

  2. Cássia Moraes disse:

    Olá Lele,
    Poxa, graças a Deus estou lendo isso.
    Fiquei assustadíssima com a reportagem e, infinitamente mais, com o resultado da pesquisa.
    Cada vez mais os pais estão omissos, esquecem de dar amor e atenção, e transferem qualquer problema à escola, professores, avós.
    Tantos pais que arrumam atividades pra ocupar o dia todo do filho, acho que um acampamento para se livrar “da criatura” por uma semana não seria nada mal não é? Apenas espero que tenham consciência de que isso não irá mudar em nada.
    Educação e Amor sempre pra começar…!

    Super beijo!

    1. Oi Cássia!
      Concordo em tudo o que disse.
      O amor é a chave!
      beijao
      Lele

  3. Tem maes que colocam que é a falta de amor, engraçado isso. Eu tenho 3 filhos, mas o meu filho mais velho é rebelde, nao osta de ir a escola e muito menos fazer as atividades em sala de aula. Durante 3 anos assisto aula com ele pra ver se ele consegue nota. Ano passado exiji da escola que o reprovassem de ano pois ele nao tinha aprendido nada. Os meus 2 caçulas nao me dao trabalho, só notas azuis no boletim. A educaçao o amor e o carinho é a mesmo. Nao sei mais o que fazer e comecei a achar que só o amor nao educa ninguem, e como muitos dizem que a culpa é dos pais descordo. Porque meus filhos sao extremamente amados, sou uma mae carinhosa e amorosa e dedico todo o meu tempo a eles.

    1. Obrigada pelo relato Andreia.
      Talvez você precise de ajuda profissional para encontrar a melhor forma de lidar com essa dificuldade do seu filho.
      Boa sorte
      beijos
      Lele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana