As doenças respiratórias do inverno

Hoje começa o Inverno mas não é de hoje que as crianças estão sofrendo com as doenças respiratórias né?

Então chegou a hora de entender de vez a diferença entre todas as doenças respiratórias do inverno e como agem no corpo.

doenças respiratórias

Nós adultos podemos nos proteger melhor e é importante estarmos atentos à saúde das crianças. Uma gripe mal curada pode complicar, e muito. Se seu filho tem histórico (o meu tem!!) qualquer tosse já deixa a gente um pouco mais atento. Se a coriza engrossou, acende o alerta né?

Resfriado
Inflamação e infecção viral aguda do nariz e da garganta. Os sintomas mais comuns são coriza, espirros e congestão nasal. Em caso de febre alta ou sintomas graves, um médico deve ser consultado.

Gripe
É uma infecção mais grave do que o resfriado. Causada por um vírus, geralmente ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Indivíduos mais suscetíveis, tais como crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico fraco, apresentam mais risco de adoecer e devem ficar atentos às complicações. Os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Rinite
Inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos em sua maioria causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos. Os sintomas mais comuns são olhos lacrimejantes, espirros, congestão nasal e coceira na garganta e nos olhos.

Laringite
É a inflamação da laringe. Pode ser causada por vírus ou bactéria. Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

Asma
Asma é uma doença causada por inflamação das vias aéreas ou brônquios. Os sintomas são tosse seca, dificuldade ao respirar, dores no peito, respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante (chiado) e ansiedade. Pessoas asmáticas devem fazer acompanhamento médico.

Diferenças entre Gripe e Resfriado

Outono e as doenças infantis

Bronquite
Bronquite é a inflamação dos brônquios. Os sintomas são tosse persistente com expectoração de catarro. Podem ser parecidos com os da asma.

Bronquiolite
Bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, de origem viral. Geralmente acomete crianças de baixa idade. Os principais sintomas são tosse, respiração sibilante (chiado) e dificuldade respiratória. Os sintomas também são muito parecidos com os da asma. A população mais suscetível à doença são as crianças de baixa idade. O Vírus Respiratório Sincicial – VRS é uma das causas importantes da bronquiolite.

Pneumonia
Doença inflamatória aguda, geralmente de origem viral ou bacteriana, que pode atingir um ou ambos os pulmões, que se enchem de fluidos ou pus. Os sintomas são febre, dificuldades para respirar, tosse com expectoração e dores no peito, palidez e comprometimento do estado geral.

Mas, não podemos esquecer que, mesmo sabendo as diferenças entre as doenças respiratórias e os sintomas, APENAS UM MÉDICO pode fazer o diagnóstico e prescrever o medicamento mais indicado. Não vacile!

Beijos
Lele

Fonte: Ministério da Saúde

 

Tags: ,

10 comentários em "As doenças respiratórias do inverno"

  1. Laura disse:

    Pura verdade, nesse período temos que tomar todo cuidado com os pequenos! Aqui em casa eles demoram a gripar mas nessa estação sempre ficam gripados!
    Beijos, Laura
    http://www.maede2.com.br

  2. Lele, por aqui já estamos sofrendo com bronquiolite em um e bronquite no outro. Tenso!!!
    Ótimo post com dicas úteis para nos ajudar nessa “batalha” de inverno.
    Beijo grande

  3. Alvaro Quintal disse:

    Interessante, se eu te mostrar a foto do meu neto de 1 ano e seis meses, você não acredita na semelhança com esse garotinho da foto,sendo que ele também está gripado.

  4. Ai e como elas judiam dos pequenos não é? Basta o tempo mudar de repente e pronto, consultorio do pediatra cheio.

  5. Muito útil o seu post! Fico sempre na dúvida sobre uma doença ou outra, então acho que agora ficou mais claro as diferenças.

  6. Camila disse:

    Nossa, é muita doença né!!!
    Adorei as explicações.
    Beijos,

  7. Adri disse:

    O frio é muito bom mas quando somos mães
    isso nos preocupa pelas doenças que vem junto e nos deixa preocupadas.
    BJS

  8. Gabriela disse:

    Eu que amava outono e inverno, ando querendo morar no nordeste. osso outono foi difícil este ano, mesmo tomando todos os cuidados possíveis.

  9. Gabis Miranda disse:

    Essa é a parte mais ruim do inverno…as doenças que ele traz. Tomo algumas precauções no Outono, por exemplo, quando nessa época as crianças tomam um remedinho preventivo para não pegarem gripes. E no dia a dia, haja agasalho e cuidados para não pegar friagem.

  10. Adorei o post, eu sofro no inverno, asma, bronquite, filha gripada. Melhor previnir sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana