Beleza é respeitar a maternidade

E então chegou o Dia das Mães e depois de tantos posts dedicados ao assunto não podia deixar o dia em si passar em branco. Mais do que um dia para comemorar, devemos estar de olho no ato de respeitar a maternidade, integralmente.

É lindo ter um dia só para nós mas é muito importante entender a maternidade desde o desejo em ser mãe até o crescimento/desenvolvimento dos filhos, passando pelo puerpério, amamentação, licença-maternidade e etc.

Quem me conhece há mais tempo e segue o blog desde as minhas gestações sabe que eu dava aula toda noite quando meus filhos nasceram. Dar a notícia para o chefe, sair e voltar de licença, amamentação prolongada (que foi um desejo meu) e etc não foi fácil.

Mas eu posso dizer que foi um aprendizado e tanto e, quando a gente acha que o mundo está perdido, que as empresas não estão nem aí para as mulheres que sonham e se tornam mães, somos abraçados por uma experiência linda e cheia de beleza em seus detalhes.

Visita à fábrica

eu-gabis

A convite do Grupo Boticário, eu e Gabis Miranda – Bossa Mãe, visitamos a fábrica do grupo na última quinta-feira. Foi um bate-volta intenso e cheio de boas surpresas.

fabrica-make beleza

Durante a visita conhecemos, além da fábrica (aliás daS fábricaS – são 3 instaladas no mesmo espaço: Cremes e loções, perfumes e maquiagens) tivemos o privilégio de conhecer os programas e benefícios para as colaboradoras que hoje somam cerca de 60% de todo o quadro.

CEAK

espaco-oboticario

Estivemos no CEAK – Centro Educacional Anneliese Krigsner, nome da mãe do Dr Miguel Krigsner – fundador do grupo. Essa é a escola dos filhos dos funcionários, que fica a poucos metros da fábrica. Atende 180 crianças de 4/6 meses (de acordo com a opção da licença que a mãe deseja já que o Grupo optou pela licença de 6 meses assim que a lei foi aprovada) até 6 anos.

ceak sala-estimulo cinema

Essa escola não consegue suprir toda a demanda, mas eles credenciam outras escolas pela cidade e perto da outra sede da empresa, em Curitiba.

respeitar a maternidade

Lá, as crianças tem salas de aula, de estimulação para os bebês, lactário, sala de banho, cinema, horta, playground e uma estrutura linda, de tirar o fôlego! Toda a área do berçário é nova e independente dos maiorzinhos. Privacidade e cuidado com os bebês.

Programa de Gestantes

Depois dessa visita encantadora, conhecemos o Programa de Gestantes pela Dr Renata Tassi e pelo Dr Luis Setti – Médico do Trabalho e Coordenador de Saúde e Qualidade de Vida. Renata está grávida do segundo filho e agora também participa do programa como gestante.

Dr Luis Setti

Dr Luis Setti

Esse programa existe desde 1999 – trabalhando encontros que ajudem a entender desde o básico do banho, mamadas e afins, até as mudanças na estrutura familiar. Em 2003 ganhou um incentivo extra, a sala Nutriz. Pensem num lugar onde você possa esgotar o leite das mamas, com tranquilidade, com lugar correto para armazenagem e, ainda, trocar experiência com outras mães. Pois é! Essa é a sala Nutriz da unidade. Com poltronas confortáveis e geladeira para armazenar seu leite (nada parecido com esgotar o leite no banheiro da universidade).

respeitar a maternidade

Jossiane Tesser, amamenta há 1 ano sua filha graças ao programa, e Dra Renata Tassi grávida do 2o filho

Lá conhecemos a Jossiane Tesser, mãe de primeira viagem que há um ano amamentar sua filha. Ela recebeu em sua casa a visita de uma enfermeira do programa – Babycare – que a ajudou a entender a pega correta para a mamada, como preparar e limpar os seios além de tranquilizá-la sobre o processo. Depois, se sentiu tão segura com a amamentação que decidiu continuar enquanto sua filha quiser:

“Eu precisava lidar com a minha expectativa, já que tenho prótese e podia não conseguir”

Quando voltou ao trabalho, munida de sua maleta térmica, fornecida pelo programa, visitava a sala duas vezes ao dia e agora, uma vez ao dia é suficiente. Ela disse que todos entendem esse seu momento no setor de P&D – Desenvolvimento de Embalagem e que já está na cultura da empresa.

Beleza é ter uma equipe 100% engajada. (frase dentro da fábrica feita pelos próprios colaboradores, aderindo ao slogan da empresa)

respeitar a maternidade

Todos os dias as gestantes tem 30 minutos de lanche especial para elas. Além da alimentação balanceada elas podem trocar experiências e conhecer outras mães.

“Aqui dentro todo mundo é mãe, não importa o cargo ou a posição que ocupa.”

Atualmente, nessa unidade, são 86 gestantes atendidas.

Encerramos a visita felizes e, claro, emocionadas com a beleza e o cuidado da empresa com suas colaboradoras.

Beleza é respeitar a maternidade!

Que todas as mamães leitoras tenham um dia lindo, cheio de beleza com seus filhos, cartinhas deliciosas, comida gostosa e carinho sem fim.

beijos

Lele

Tags: , , , , , ,

10 comentários em "Beleza é respeitar a maternidade"

  1. Adri disse:

    Verdade o ser mãe tem que ser bem pensado, e que o nosso tempo é sim precioso.
    E como você disse quando tem uma empresa como essa que se preocupa com nós mulheres
    tudo toma um outro rumo.

    1. Dá gosto de ver tanto cuidado!
      bjs
      Lele

  2. Gabis Miranda disse:

    Foi uma experiência incrível! Adorei a oportunidade e acho que nos enriqueceu bastante.
    Super beijo

  3. Tatiane disse:

    Nossa que legal! Se tidas as empresas seguissem esse exemplo, adorei conhecer a fábrica e principalmente a escola e o incentivo. parabéns

    1. A visita foi incrivel!!!
      Pena que nao pode mostrar tudo o que vimos… hehe
      bjs
      Lele

  4. tatiana disse:

    Que legal uma empresa que cuida do bem estar dos funcionários. Só assim poderemos ter um futuro melhor para as mulheres-mães e crianças.
    bjs

  5. Adorei conhecer mais sobre a empresa, e saber desse carinho e cuidado que eles tem pelas funcionárias e também pelas esposas dos funcionários, e desejo que outras empresas também tenham esse exemplo e façam isso.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana