Além de ser uma alternativa de entretenimento durante a quarentena, é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos por meio dos jogos de tabuleiro, . Com eles, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo.
Famílias buscam soluções para distrair as crianças durante o isolamento social imposto pelo Sars-CoV-2
Os jogos de tabuleiro modernos, podem trazer muito mais do que diversão. Além de ser uma alternativa de entretenimento durante a quarentena, por meio deles, é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos. Com os jogos, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo. Além de ser uma habilidade que pode ser aplicada em diversas vertentes do conhecimento, as crianças podem se divertir em um ambiente de disputa saudável e educativo.
Essa atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, criatividade, socialização e integração.
Veja alguns benefícios que os board games podem trazer:
1. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros. Habilidades cognitivas, como reconhecer números e padrões e até calcular estimativas, podem ser aprendidas.
2. Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.
3. Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos, longe de TVs, celulares ou tablets.
4. Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar. Isso porque os jogos promovem a imaginação, sendo possível se envolver na narrativa que está sendo criada, como construir civilizações ou ferrovias.
2008-2024 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design por Felipe Viana