Quem educa seu filho?

A pergunta título do post pode até parecer ÓBVIA, mas vamos lá, me diga com toda a verdade:

Quem educa seu filho?

Eu e meu marido educamos os nossos. Porque é isso, são NOSSOS!
Vão para a escola, ficam (muito raramente) com tias e avós, mas a maioria do tempo somos nós os cuidadores, educadores e pais dos nossos filhos.

quem cuida do seu filho?

Mas, a situação não é bem essa para muitas famílias e, ao delegar a educação do seu filho a outras pessoas você pode estar criando filhos com valores diferentes dos seus, o que pode desencadear uma série de conflitos.

Eu sou adepta da educação pelo exemplo. Às vezes me pego falando para eles: não grita!, mas eu dou meus berros de vez em quando… Percebe a sutiliza da coisa?

A escolha da escola, dos amigos, das atividades extra, dos passeios e dos programas de TV, afetam a criação do seu filho, o ser humano que ele será.

Eles são pequenos, estão em formação e são como uma esponja, absorvem TUDO ao seu redor.

example-parents

Crianças que ficam com tios ou avós são fortemente influenciadas por eles. Da alimentação ao modo de pedir as coisas, ou como se relacionam com os outros. Se a criança grita histericamente, fala palavrões, desobedece o tempo todo, com certeza está refletindo o que esses cuidadores fazem. Podem também estar ampliando uma situação de desamparo para chamar a atenção para suas carências.

Quando uma criança bate na outra, ou agride a outra verbalmente (o tal do bullying) provavelmente está reproduzindo modelos (dos pais, do que viu na TV ou dos cuidadores). Precisamos estar atentos em relação aos exemplos que eles recebem. Sempre!

E para quem quer ler mais sobre o tema, eu já indiquei aqui dois livros muito bons: O poder do discurso materno e também o Educar sem violência.

beijo grande
Lele

Tags: ,

4 comentários em "Quem educa seu filho?"

  1. Concordo super! E tb acho que no caso dos bullyings essas crianças já reproduzem os comentários maldosos em casa, e que os pais devem ficar atentos com isso para corrigir enquanto é tempo e prestar atenção na pessoa que a criança está se tornando.
    Mas esse lance de mandar gritar já gritando é um clássico né? Preciso corrigir isso em mim, ô dureza que é educar ne rs
    beijo querida

    1. É dificil Cy, mas nao vamos desanimar!!!
      Já estamos colhendo os frutos de uma educação atenta ne?
      bjao
      Le

  2. Vera disse:

    Eu consegui parar de gritar diariamente recentemente. Minha elegancia agradecee isso se refletiu claramente nas minhas filhas; parar e respirar e obedecer ao meu bom senso. Elas fazem igual. Bom exemplo!

    1. É isso mesmo!
      Eu grito ainda, mas hoje em dia vou contando ate 10 (ou mil) até chegar neles e entender o que houve e endireitar a situação.
      Exemplo sempre, bom exemplo MELHOR ainda!
      beijos Verinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana