Você é mãe? – Crítica: Teatro – Contrações

Na última sexta, no meio do feriadão, eu e o Ota ganhamos um vale-night* e aproveitamos para fazer um programa adulto e curtir um momento a sós.

*Vale-night: quando um parente/amigo se dispõe a ficar com o(s) filho(s) para os pais poderem passear sozinhos ou com amigos. Fazer um programa adulto.

Fomos assistir a peça CONTRAÇÕES no Teatro do Shopping Frei Caneca.

Teatro contrações

Teatro: CONTRAÇÕES – Sinopse

Peça com as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes, que levaram juntas sete prêmios por este trabalho, tem direção de Grace Passô.

Contrações é uma comédia inglesa de humor ácido de um dos mais aclamados autores da atualidade – Mike Bartlett. A peça é uma obra cruelmente engraçada, que parte de uma situação totalmente plausível na realidade para demonstrar sua faceta mais absurda. A ação se passa em um único espaço: o escritório de uma grande corporação. A gerente (Yara de Novaes) convoca e solicita a Emma (Débora Falabella), sua funcionária, que leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos funcionários qualquer relação sentimental ou sexual com outro empregado da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente, amparada pelo poder que tem, libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a funcionária acaba por se render e danifica sua vida privada.

A peça promete ser uma comédia, e nós rimos várias vezes, mas acho que poderia ser classificada como drama!

Vou explicar!

Emma sofre assédio de sua gerente desde o início da sua vida na empresa. Primeiro por ser pressionada a ler a tal cláusula no contrato, depois por ter que dar detalhes da sua vida pessoal para a gerente e por fim, por arruinar sua vida em nome de um emprego que, no final, ela nem sabe se quer….

**Spoiler** (se pretende assistir a peça não leia mais… corra para o final da página e veja apenas o serviço com datas e horários)

Emma perde seu amor, seu filho e sua vida em função da empresa, de sua carreira. E, em diversos momentos ela pergunta para a gerente:

Você tem filhos?

Pode parecer uma pergunta simples mas se você é mãe e já passou por algum tipo de assédio na empresa, ou se sentiu mal por não conseguir ser a mãe quem deseja nem a profissional que esperam… Rá! Não é uma pergunta simples.

Ter filhos, ter vidas que dependem de você te faz mais humana, mais sensível, mas empática nas relações interpessoais e, claro, quem não os tem não sabe do que estamos falando.

A peça é sim engraçada mas é também forte, marcante, reflexiva.

Quantos amigos seus você já viu detonando a própria vida em função de uma pseudo-carreira, um pseudo-status ou um futuro duvidoso? Seja pai/mãe ou não, a gente se prega essas peças em função de algo que, muitas vezes, os outros querem para nós (ou nos impõem) e não nós mesmos.

Quando alguém te pergunta se você tem filhos tem uma série de outras questões embutidas… se for numa relação de emprego então a resposta pode custar (uma promoção, uma contratação, um cargo de confiança e etc).

A peça vale a pena. Pela reflexão, pelas risadas, pelos efeitos sonoros e especialmente pelas duas atrizes que ARRASAM! São incríveis!

Ficou curioso? Segue o serviço:

Serviço:
Teatro Frei Caneca7º andar – R. Frei Caneca, 569 – Consolação.
Telefone:(11) 3472-2229
Temporada: de 22 de abril a 26 de Junho. Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h.
Ingressos: Sextas R$ 60,00. Sábados e domingos – R$ 80,00. Ingresso Rápido.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Lotação: 600 lugares

beijos
Lele

4 comentários em "Você é mãe? – Crítica: Teatro – Contrações"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2022 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana